segunda-feira, 18 de abril de 2016

Clima@edumedia: a água nas alterações climáticas

Na sequência da inscrição da Escola S2,3 Clara de Resende nas Conferências "Clima em Direto" nos dias 6 e 15 de abril de 2016, a escola foi convidada pelos dinamizadores da atividade, Clima@EduMedia, a ser palco da conferência do dia 15 de abril 2016, acolher e transmitir o evento, via live streaming, em direto do auditório da escola.
“Clima em direto” é o nome de um conjunto de conferências sobre alterações climáticas, transmitidas via live streaming para várias escolas do país. A tecnologia live streaming permite acompanhar um evento em tempo real, a partir da web.
Participaram duas turmas, no âmbito da disciplina de Geografia, 7ºD e 11ºF.
Os oradores da sessão, especialistas na área, foram  Ana Neves e Francisco Taveira Pinto.
A conferência teve dois objetivos essenciais:
1.º Sensibilizar alunos do 3º ciclo do ensino básico e do secundário para a importância das alterações climáticas, em particular no que diz respeito à biodiversidade e à disponibilidade de água;
2.º Dar aos alunos a oportunidade de obterem resposta às suas questões, dadas por especialistas na área das alterações climáticas.
Ana Neves é licenciada e doutorada em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Desde 2008 que leciona na Universidade Fernando Pessoa, UCs de âmbito geral da engenharia civil, trabalhando pontualmente como projetista e consultora em projetos de hidráulica urbana. Recentemente tem incidido a sua investigação no Uso Racional da Água, tratando em particular questões relacionadas com a eficiência e a certificação hídrica de edifícios residenciais, assim como a exploração da relação entre a energia e a água e o aproveitamento da água das chuvas e as alterações climáticas. 
Francisco Taveira Pinto é Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), onde dirige a Secção de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente (SHRHA). É ainda Past-Chair da Comissão de Engenharia Marítima da International Association for Hydro-Environment Engineering and Research (IAHR), Presidente da Comissão Diretiva da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos, e investigador do Instituto de Hidráulica e Recursos Hídricos (IHRH) da FEUP, e do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR). A experiência de mais de 25 anos na área da Hidráulica, através de orientações de mestrados e doutoramentos e participação em vários projetos nacionais e internacionais, conferem-lhe uma visão global dos principais problemas da água e da sua relação com as alterações climáticas.

A transmissão do evento em live streaming foi assegurada pela equipa da Unidade de Novas Tecnologias da Educação da Universidade do Porto.

http://www.climaedumedia.com/climaemdireto.html.
http://www.climaedumedia.com/conceitos-elementares.html
http://www.climaedumedia.com/uploads/4/8/3/1/48317615/texto_clima_em_direto_download.pdf

Atividade registada em Sete Dias com os Media 2016:

Sem comentários:

Enviar um comentário