quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Dia Mundial da Filosofia celebra-se a 16 novembro em 2017.

Em 2005 a UNESCO determinou que na terceira quinta-feira de cada mês de novembro seria assinalado o Dia Mundial da Filosofia.

Subordinado a um mote que é definido anualmente pela UNESCO, este dia traduz o reconhecimento da importância da Filosofia, e do seu ensino, para o desenvolvimento de pessoas mais críticas, mais reflexivas, mais capazes de pensar a solução para os problemas éticos e políticos que preocupam as nações e os indivíduos em todo o mundo.

Após a II.ª Guerra Mundial, foi convicção da UNESCO de que a Filosofia tinha um papel moral e político fundamental. Por isso, foi considerado prioritário o apoio ao desenvolvimento do pensamento filosófico, quer criando condições para o contacto e a partilha entre filósofos quer através da publicação de livros e outros documentos que permitissem a disseminação da filosofia. Mas, foi também solicitado à Filosofia que desempenhasse um papel na consciencialização da opinião pública da importância dos direitos humanos, em particular através da consolidação do ensino da Filosofia desde os níveis mais básicos de educação (para saber mais sobre este tópico veja aqui e aqui).

A importância do ensino da Filosofia tem sido destacada pelo papel ativo que a UNESCO tem desempenhado, promovendo cimeiras para aferir o “estado da arte” nas várias regiões do globo e tornando públicas recomendações que visam a universalização do ensino precoce desta disciplina.

O Tema de 2017 "O trabalho como ferramenta de transformação do ser humano e da sociedade"
Concurso Ensaio Filosófico no Ensino Secundário
No âmbito do protocolo de colaboração entre a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e a Associação de Professores de Filosofia (APF), a RBE associa-se à divulgação do concurso Ensaio Filosófico, cuja 4.ª edição é apresentada precisamente hoje, Dia Mundial da Filosofia.
Ainda neste âmbito, teve lugar também hoje, na Escola Manuel Cargaleiro, Amora, a entrega do prémio à aluna vencedora da edição de 2016-17, com o trabalho " Liberdade individual na sociedade do século XXI. A importância da posição original na definição dos princípios de justiça em John Rawls".
Promovido para suscitar o interesse pela escrita e reflexão filosóficas, realçar a importância da disciplina de Filosofia na formação geral dos alunos do ensino secundário e consolidar competências em literacia da informação, ao mesmo tempo que divulga o trabalho desenvolvido nas escolas, o Concurso Ensaio Filosófico 2017-18 decorre até ao dia 1 de junho de 2018, de acordo com o respetivo regulamento. Qualquer esclarecimento adicional pode ser solicitado através do endereço eletrónico dir.apfilosofia@gmail.com.
A página Web da APF agrega um leque variado de recursos filosóficos e de materiais sobre as “Aprendizagens essenciais em Filosofia” e sua relação com a “Autonomia e flexibilidade curricular”, bem como propostas de atividades que podem ser implementadas em aula, no contexto da celebração do Dia Mundial da Filosofia, ou noutras iniciativas que contribuam para a construção da autonomia e de uma cidadania ativa e responsável.

Sem comentários:

Enviar um comentário