segunda-feira, 20 de novembro de 2017

O Planetário e os Espetros

No dia 17 de novembro, sexta-feira, os alunos do décimo ano do curso científico-tecnológico dirigiram-se ao Planetário do Porto no âmbito da disciplina de física e química, a ponto de aprofundarem os seus conhecimentos sobre espetros e sobre a espetroscopia.
Quando os alunos chegaram ao complexo, tiveram a oportunidade de percorrer um corredor repleto de imagens e informações do Universo, desde os planetas do Sistema Solar às milhares de galáxias nele existentes.
Seguidamente,foram encaminhados a uma pequena sala daquela infraestrutura pelo funcionário e investigador encarregado de guiar os alunos através da visita. Durante sessenta minutos, os estudantes tiveram o privilégio de conhecer um pouco mais sobre os espetros e a sua utilização nas investigações dos dias de hoje, aprenderam a construir um espetroscópio caseiro e utilizaram um espetroscópio de bolso, conseguindo observar o espetro do Sol, e, além disso, tiveram a oportunidade de trabalhar com tubos de Pluecker e alguma tecnologia mais avançada.
Esta visita de estudo foi uma mais valia para os alunos, visto que conseguiram aprofundar os seus conhecimentos e compreender melhor os conteúdos abordados em sala de aula, além de que tiveram uma visão mais elaborada de como é um trabalho de um astrónomo.

João Filipe Carvalho 10º B
Professora: Maria Isabel Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário