segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

1 de janeiro: Dia mundial da PAZ

O Dia Mundial da Paz comemora-se a 1 de janeiro, primeiro dia do Ano Novo.

A celebração foi criada pelo Papa Paulo VI em dezembro de 1967. A partir de então, todos os anos, o primeiro dia do ano passou a celebrar o Dia Mundial da Paz. É assim desde 1968.

A celebração anual do Dia Mundial da Paz a 1 de janeiro é feita sob um tema escolhido pelo próprio Papa, que passa uma mensagem especial ao mundo neste dia.

O tema escolhido pelo Papa Francisco para o Dia Mundial da Paz de 2018 é "Migrantes e refugiados: homens e mulheres em busca de paz".

Apesar do Papa fazer uma declaração relevante para a Igreja Católica neste dia, a data destina-se a uma celebração universal da paz, estando aberta a homens e a mulheres de todas as religiões.

Foi escolhido o dia 1 de janeiro, Dia da Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, pois como primeiro dia do ano ele aponta o caminho da vida humana para o futuro, com o mesmo fim em mãos: a PAZ.

(não confundir com o Dia Internacional da Paz que se comemora a 21 de setembro celebra-se data estabelecida pelas Nações Unidas e que é comemorada desde 1982).

Sem comentários:

Enviar um comentário