terça-feira, 23 de janeiro de 2018

“drogas e ( dependências )” pelo Professor Dr. Pinto da Costa, Sofia Rangel 11ºH

Com o objetivo de alertar os adolescentes para o perigo do uso das drogas, o Professor Doutor Pinto da Costa -médico legista- veio à escola Clara de Resende para falar com os alunos do Ensino Secundário sobre o tema “Drogas e ( dependências )”, tema este muito atual e importante para os jovens, que nem sempre têm o conhecimento suficiente acerca das consequências da sua utilização.
O orador dialogou expressivamente e de forma apelativa, não só devido ao tema, mas também pela forma como o abordou, tendo uma atitude diferente do que seria expectável. Normalmente diria algo como: “Não experimentem drogas, é muito prejudicial”, mas tal não aconteceu. Optou por ser compreensivo, tendo em vista a nossa faixa etária, explicando que é normal ter curiosidade em experimentar e que cada um tem o poder de escolha, porém, temos de ter o conhecimento necessário sobre os aspetos negativos que a droga pode trazer.
Ainda assim, e embora a mensagem transmitida tenha surtido um efeito muito positivo sobre a plateia em geral, há a salientar a aplicação de um vocabulário algo científico e específico que não era dominado, na íntegra, pelos alunos do curso de Humanidades. Há também a referir, como aspeto menos positivo a postura física adotada pelo palestrante, que não permitiu a completa visualização por parte dos alunos que ocupavam os lugares situados mais atrás na sala. Contudo, nenhum destes factos impediu a perceção, compreensão e interiorização da mensagem, objetivo principal não só do Dr. Pinto da Costa como também da equipa de Projetos da escola que promoveu a realização deste encontro.
Em suma, a palestra não deixou de ser um bom momento de partilha de informação que ajudou a perceber melhor os perigos que corremos ao recorrer à droga.
Sofia Rangel, 11ºH


Sem comentários:

Enviar um comentário