sábado, 10 de fevereiro de 2018

La Chandeleur

No passado dia 2 de fevereiro, no âmbito da disciplina de Francês, comemorou-se “La Chandeleur” na escola. Esta atividade de cariz cultural pretendeu dar a conhecer uma tradição francesa.
O nome “La Chandeleur” é derivado do latim (Candelaria – candeia) e a sua origem remonta à Antiguidade Romana. Atualmente, a tradição é fazerem-se crepes que, pela sua forma redonda e pela sua cor dourada, fazem lembrar o sol e são como que um apelo ao regresso da Primavera, após o Inverno.
Há um ritual interessante associado à confeção dos crepes: fazer saltar os crepes, com a mão direita, e ter, na mão esquerda, uma moeda, para trazer prosperidade e abundância durante todo o ano.
Os alunos dos 7º e 8º anos, em particular, mostraram-se muito recetivos e interessados em conhecer esta tradição. Como tal, elaboraram cartazes e desenharam diferentes crepes que estiveram afixados junto ao Auditório.
Ao longo de todo o dia, os alunos confeccionaram e venderam crepes a toda a comunidade escolar.
Foi uma experiência muito interessante, motivadora e enriquecedora para todos, havendo inclusive lugar à partilha e à colaboração entre as várias turmas que confecionaram os crepes.
Bem hajam todos os alunos que tornaram possível a realização desta atividade!
Professora Emília Ferreira
A atividade foi um sucesso, muito deliciosa!
Parabéns às nossas professoras de francês pela atividade. 
Alunos e professores gostaram muito!
Biblioteca Escolar

Sem comentários:

Enviar um comentário