domingo, 18 de fevereiro de 2018

Mensagem da obra de Luís Sepúlveda – Leitura orientada – 7ºano

No livro “História da Gaivota e do gato que a ensinou a voar”, a personagem que se destaca mais é o gato Zorbas pois, sem ele, Ditosa provavelmente não conseguiria voar, ou nem sequer sobreviver. Claro que ele teve a ajuda dos seus amigos Colonello, Barlavento, Sabetudo e Secretário, mas foi ele que fez as três promessas a Kengah, mãe de Ditosa, antes desta morrer.
As personagens Zorbas, Ditosa, Colonello, Secretário e Sabetudo manifestaram sentimentos de preocupação quando a gaivotinha nasceu, por não saberem como cuidar dela. Demonstraram também um sentimento de esperança, quando Ditosa não conseguiu voar, depois de inúmeras tentativas. Sentiram espanto, quando Zorbas decidiu quebrar o tabu e, no final, felicidade quando Ditosa finalmente voou.
A relação entre os seres é de uma gigantesca amizade, como se evidencia em vários momentos da obra, tais como, quando Ditosa pensava e queria ser um gato, todos os amigos gatos a apoiaram e a ajudaram a perceber o quão maravilhosa era.
Quanto às ações humanas criticadas na obra, é de referir o mal que as marés negras de petróleo fazem aos animais marinhos ou, aos que dependem deles para a sua alimentação como, por exemplo, as gaivotas. Além disto, também são abordadas as experiências com os animais que tanto os gatos temiam, em que os prendiam em jaulas com más condições.
Na primeira parte da obra, quando há referência ao Mar do Norte, assiste-se à denúncia de problemas ambientais, nomeadamente às marés negras que poluem o mar e que matam muitos seres vivos.

Inês Bessa Peixoto Ferraz Ferreira
nº 11, turma 7º D

Sem comentários:

Enviar um comentário