sábado, 24 de março de 2018

Debate: Mulheres nas Ciências

Biblioteca Municipal Almeida Garrett
Data: Sáb, 24/03/2018
Horario: Sábado, 24 de março às 18:30

Conversa sobre as "Mulheres nas Ciências" Dinamizada por – Helena Ferreira – (Estudos Culturais) 

Convidadas – Belmira Neto - (Engenharia Metalúrgica e de Materiais / Ciências do Ambiente) ; Carla Cerqueira - (Ciências da Comunicação); Lia Fernandes - (Medicina / Psiquiatria) ; Maria Filomena Louro - (Estudos Teatrais); Maria Manuel Baptista -(Estudos Culturais: Género e Performance e Ócio e Cultura); Maria Strecht Almeida -(Bioquímica / Sociologia da Cultura, do Conhecimento e da Comunicação)

"Mulheres nas Ciências"De vez em quando, deparamo-nos com as palavras de ordem: “Precisamos de mais mulheres nas ciências”, e assistimos até, a campanhas de sensibilização nas Escolas Secundárias para encorajar as meninas a enveredar por este ou aquele curso de ciências nas Universidades. Isto deixa-nos sempre perplexas, porque as mulheres estão em força em todas as áreas das ciências nas Universidades e superam, em número, os homens numa série de cursos. O que é que se passa, então?
Considera-se, então, extremamente necessário colocar este tema na agenda e discuti-lo, para tentar minorá-lo. Para tal, o Grupo de Género e Performance do Centro de Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade de Aveiro organiza este círculo de discussão composto por várias mulheres de diferentes idades, provindas das diversas áreas das ciências para debaterem a sua situação e das suas colegas na carreira que seleccionaram para si.
Questões como o aumento e/ou diminuição da presença feminina, a importância desta representatividade, dificuldades encontradas no reconhecimento como autoras principais em publicações de alto nível, preconceitos e estereótipos a que estão sujeitas, progressão na carreira, questões salariais, entre outras, serão colocadas em cima da mesa. "

Espaço: Foyer do Auditório Biblioteca Municipal Almeida Garrett
Organização: Grupo de Género e Performance do Centro de Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade de Aveiro
Público alvo: Público em geral


Sem comentários:

Enviar um comentário