quarta-feira, 30 de maio de 2018

30 de maio: Dia das Bandeiras

As bandeiras são símbolos que podem representar uma nação, estado, agremiação política, recreativa ou desportiva, e, seja qual for a instituição que represente, toda bandeira está  carregada de simbolismo.
A história mostra-nos que as primeiras bandeiras de que se tem conhecimento foram usadas desde as antigas civilizações, onde os povos as utilizavam para representar seus exércitos, além disso, serviam também para ser identificado pelos aliados.
Cada país no mundo possui a sua bandeira. A bandeira é a identidade cada país, é o símbolo que representa toda uma nação e a soberania deste. Porém não existem somente as bandeiras de cada país. Existem as bandeiras representativas de pessoas específicas e representativas de grupo de pessoas. A primeira pode representar uma pessoa particular, geralmente titular de um cargo estatal ou numa organização privada. Já a segunda representa a coletividade. Podemos ter as bandeiras nacionais, que representam toda uma nação, como por exemplo, a bandeira de Portugal. Temos também as bandeiras subnacionais, que representam territórios internos de uma nação, como por exemplo, a bandeira da cidade do Porto. Por fim temos as bandeiras de organização internacional como a bandeira das Nações Unidas, e as bandeiras de entidades públicas ou privadas, que representam empresas, clubes e universidades.
Uma bandeira em mau estado de conservação não pode ser hasteada, deve ser entregue a uma unidade militar para ser incinerada no dia 19 de novembro.



Sem comentários:

Enviar um comentário