terça-feira, 26 de junho de 2018

Assinatura da carta das Nações Unidas: 26 de junho de 1945

Em 26 de junho de 1945, a carta das Nações Unidas foi assinada por 50 países que se juntaram para promover a paz e o desenvolvimento global. Conheça a história.
A Organização das Nações Unidas (ONU) nasceu após a II Guerra Mundial, em 1945, com o objetivo de promover a paz e a cooperação internacionais. Nas últimas décadas também se empenhou na implementação de projetos de desenvolvimento em países mais necessitados.
A expressão «Nações Unidas» surgiu ainda durante a II Guerra Mundial para identificar os países aliados que lutavam contra as potências do Eixo. Após o conflito, foi adotada para designar o novo organismo que tem como principal objetivo manter a paz e a cooperação entre as nações.
Portugal não integrou o núcleo fundador da organização e apenas em 1955, dez anos depois do seu aparecimento, é que foi tomada a decisão de integrar a ONU.
Ao longo da sua história a Organização das Nações Unidas tem enfrentado diversas crises internacionais e, em alguns casos, estado sujeita a críticas severas.
O atual secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, engenheiro e político português,  assumiu o cargo a 1 de janeiro de 2017.
O símbolo da ONU é uma projeção azimutal, cujo centro escolhido foi um ponto no Pólo Norte, um local neutro e que permite a visualização de todos os continentes.

Biblioteca Escolar

Sem comentários:

Enviar um comentário