quinta-feira, 26 de julho de 2018

Dia dos Avós: 26 de julho

Em Portugal, o Dia dos Avós celebra-se a 26 de julho.
A celebração do dia dos avós é feita através de eventos e de atividades que prestam homenagem e que pretendem demonstrar carinho e apreço a todos os avós.
Origem da data
A data escolhida para a celebração do Dia dos Avós é o dia 26 de julho, por este ser o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.
Ana, cujo nome significa “graça”, foi a mãe de Maria e a avó de Jesus Cristo. Era esposa de Joaquim.
Neste dia 26 de julho celebra-se anualmente o Dia dos Avós em honra de Santa Ana e de Santo Joaquim, os avós de Jesus. Santa Ana fazia parte da família do sacerdote Aarão e São Joaquim da família real de Davi.
Apesar da esterilidade de Ana e da idade avançada de ambos, foram abençoados por Deus com o nascimento de Maria. Segundo o Proto-Evangelho de Tiago, São Joaquim terá ido ao deserto em penitência e em oração pedir a Deus por uma criança quando um anjo lhe surgiu e anunciou as boas novas. Pouco tempo depois de regressar a Jerusalém, Santa Ana ficou grávida. A Virgem Maria, cujo nome significa “senhora da luz” acabaria por nascer a 8 de setembro de 20 a.C.
O culto a Santa Ana é muito antigo, tendo-se popularizado sobretudo na Idade Média. Em 1378 o Papa Urbano IV oficializou o seu culto e em 1584 estabeleceu-se o dia 26 de julho para a sua celebração. São Joaquim era celebrado noutra data, mas o Papa Paulo VI uniu a celebração de Santa Ana e de São Joaquim no dia 26 de julho.
Feliz dia dos avós!

Sem comentários:

Enviar um comentário