sexta-feira, 6 de julho de 2018

MILOBS • Observatório Media, Informação e Literacia

O Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho, em parceria com o GILM – Grupo Informal de Literacia Mediática, apresenta publicamente em Braga, dia 6 de julho, pelas 14h30, o MILOBS, um observatório cuja atividade estará centrada na Educação para os Media e na Literacia Mediática. A iniciativa decorrerá na Sala de Atos do Instituto de Ciências Sociais (Edifício 15 do Campus de Gualtar).

O MILOBS é um serviço sem fins lucrativos, que visa assumir um papel de relevo na vertente documental e informativa, na sua área específica. Ao mesmo tempo propõe-se ser um centro de recursos, uma rede de iniciativas e de projectos, de âmbito nacional e internacional e uma base de lançamento de iniciativas e prestação de serviços, nomeadamente na consultadoria, na formação de agentes educativos, em projetos de investigação e intervenção próprios ou colaborativos, na produção de materiais e na avaliação de políticas. Recorrerá, para tal, a competências do CECS, dos seus parceiros e de outras entidades, nacionais ou estrangeiras. Estes serviços estarão disponíveis em formato predominantemente digital através da plataforma www.milobs.pt (em fase de construção).

Em tempo de desinformação e de fake news, torna-se necessário e urgente apostar na promoção de competências críticas face aos media e às novas redes e plataformas digitais. Essa competências visam tanto a leitura informada como a utilização esclarecida.

Sem comentários:

Enviar um comentário