quinta-feira, 5 de julho de 2018

O QUE SÃO AS MULHERES...

(...)
Estou farto de dizer aos meus amigos que a gente não entende as mulheres. São como telefones: de vez em quando avariam sem que se perceba porquê. Deixam de funcionar, não trabalham. Levanta -se o auscultador e um silêncio opaco. Então agarra-se o aparelho, bate-se com ele na mesa e começa de novo. Há momentos em que nem é preciso bater com ele na mesa: dá uns guinchos eléctricos e pronto. Se chamarmos o técnico o sujeito desmonta aquilo todo competente, não compreende o que se passa, tenta explicar:
- Devem ter sido uns fios que se colaram.
A gente paga a explicação e fica na mesma e as mulheres sem problemas até à próxima mudez. No meu caso, quando isso acontece, bato logo com ela na mesa. Até agora tem dado resultado. E é um aparelho com quarenta anos de serviço, perdão, trinta e nove, quarenta em março. Uma maravilha ao principio. Depois com filhos (dois rapazes) começaram os caprichos, volta e meia lágrimas, amuos a frase:
- Já viste a minha vida ? com um soluço sem motivo algum no meio e uma cara de palmo,  o lamento
- Só és terno comigo quando queres fazer amor e um desejo idiota de mãozinhas dadas e flores. Se lhes comprar um ramo não me chateia durante uma semana. A água fica escura e as corolas vão murchando na jarra. Aguenta-as ali murchas que tempos , a sorrir-lhes . Uma tarde achei pétalas secas nas páginas de um livro. Escondidas. Há uma porção de coisas que escondem da gente: um anelzinho de bolo-rei que não vale nada, um camafeu quebrado, uma fotografia do tempo de namoro em que lhe pomos o braço sobre o ombro: a lista do que as comove é interminável. E as parvoíces de que se lembram numa tremura de saudade. E a mania das datas: o dia em que nos conhecemos, o dia do primeiro beijo, lamechices assim, coisas sem importância alguma, para elas vitais. Por exemplo, há quanto tempo não namoramos? como se com o trabalho e os filhos e os anos que passaram sobrasse espaço para namoros. Não lhe falta nada. Que quer ela agora? Festinhas, juras, uma discoteca? Há quanto tempo não dançamos? sem dar fé que não encontro prazer algum em dançar com uma criatura que vejo todas as manhãs e todas as noites, de que conheço demasiado bem as maneiras, o cheiro, o corpo que mudou e perdeu cintura, os tornozelos que alargaram, a tensão que principia a subir, a dieta que não é capaz de fazer, bolachas à socapa, chocolates, acordar e dar com o teu roupão a cheirar - me as camisas e a verificar as nódoas: em momentos desses devia bater contigo na mesa e deixar - te em condições descolando fios.
Estou farto de dizer aos meus amigos que se ponham a pau: rédea curta, ordens simples, distância antes que lhes venha a tendência de nos calcarem que se a gente lhes fornece corda é certo que calcam, está na natureza delas. E pouca conversa. Pouca confiança, não mostrar fraqueza. Ordens simples. Silêncio. O mesmo comportamento com os filhos, visto os miúdos terem tendência para abusar. E, com as pessoas no sítio competente, vamos tendo uma vidinha à maneira sem razões de queixa .
Emagreceu. Tornou a ter cintura.Os tornozelos afilaram - se. Acabaram as bolachas à socapa, os chocolates. Não me cheira as camisas. Não verifica as nódoas. Não olha para mim, não me toca. A sua actividade resume - se a ir de vez em quando à varanda e de tempos a tempos acenar para fora . Tenho a impressão que alguém acena de um automóvel estacionado em segunda fila na rua, e quando digo que alguém acena refiro - me a uma manga de homem, dedos de homem, no outro dia a uma cara de homem por sinal com bigode. A semana passada esteve cá em casa a ajudá - la a fazer as malas, a grande das férias e a mochila com o nome de uma companhia de aviação estampado. Não me cumprimentaram . Os meus filhos falavam com ele como se o conhecessem de ginjeira, cada qual com o seu brinquedo novo na mão, ou seja bonecos de plástico de capacete e metralhadora que disparam um espécie de ervilhas azuis e têm nomes americanos. Fiquei parado à entrada do quarto a olhar aquilo tudo. a minha mulher , o homem , as crianças , os brinquedos .
Pensei chamar o técnico dos telefones e apercebi - me que não serviria de nada . Dizia -me
- Devem ter sido os fios que se colaram e descia a escada a rir - se e mim .

O que são as mulheres  ( Excerto )
António Lobo Antunes
Quarto livro de crónicas
D. Quixote

Sem comentários:

Enviar um comentário