sábado, 14 de março de 2020

14 de março: Dia do Pi

Eu sou o misterioso Pi ...
Com asas de colibri!
Gosto de voar pela Matemática ...
Com a minha alma lunática!
Dizem que sou um número irracional ...
Porém possuo uma magia especial!
Eu sou um número infinito ...
Vagando pelo universo bonito!
Comigo é possível calcular a circunferência...
Da energia redonda da paciência!
Dizem que sou 3, 14 , mas sou muito mais ...
Estou perdido no diâmetro da paz!
Uma vez, um perfumista...
Com alma de artista...
Descobriu com toda a paciência ...
O aroma e a real essência ...
De dentro de mim , o número Pi ...
Com asas suaves de colibri!
Ele notou que tenho cheiro de baunilha ...
Bailando no ar , que maravilha!
Eu sou o misterioso Pi ...
Com asas de colibri!
Gosto de voar pela Matemática...
Com a minha alma lunática.
Autor desconhecido
A escolha da data para o Dia do Pi prende-se com o facto da notação americana das datas ser MM/DD e não DD/MM. Assim, nos Estados Unidos da América, a notação do dia 14 de março é 3/14, a aproximação mais conhecida de Pi (3,141592653589793238462643383...).

Origem do Dia do Pi
A primeira comemoração do Dia do Pi aconteceu em 1988, em São Francisco, no Museu Exploratorium. 
Larry Shaw, considerado por muitos o "Príncipe do Pi", foi o fundador desta data comemorativa. Desde então a comemoração tornou-se internacional e tem ganho cada vez mais seguidores.

O que é o Pi?
O Pi é o número mais famoso da história. Representado pela letra grega p, tem origem na relação entre o perímetro de uma circunferência e seu diâmetro. Curiosamente, embora seja um número, não pode ser escrito com um número finito de algarismos.

No dia 14 de março é também celebrado o aniversário de nascimento de Albert Einstein (nascido a 14 de março de 1879).


Sem comentários:

Enviar um comentário