quinta-feira, 1 de abril de 2021

1 de maio: Dia das Maias

Sabia que…?

As giestas têm diferentes nomes vulgares, mas o mais emblemático é Maias. Nele encerra-se a memória ancestral do tempo em que a Península Ibérica era habitada por outros povos, como os celtas, que celebravam neste mês o início do verão.

Com efeito, na etimologia da palavra estão as celebrações de fertilidade, comuns a todos os povos do hemisfério norte e que os gregos consagravam a Maia, a deusa da terra, da fecundidade e do crescimento das plantas, dos homens e de todos os seres vivos.

Maia ou Gaia para outros povos anteriores, do Mediterrâneo e Crescente Fértil, e que na prática celebravam o mesmo: a incrível explosão de vida que a nossa casa-mãe, a Terra, nos proporciona por estas alturas e que nós, afetuosamente, mas mais pobremente, sintetizamos hoje no Dia da Mãe e que, religiosamente, a Igreja aproveita declarando maio como o mês de Maria.

Mas é no Centro e Norte de Portugal que ainda hoje subsiste de forma vigorosa uma das tradições mais ancestrais que colhe a nossa admiração. 
O Dia das Maias, celebrado no 1.º dia de maio, e que passa por pendurar, antes da meia-noite, na porta da casa, um ramo de flores de giestas para garantir uma estação de fartura e que o mau-olhado não se atreva a entrar!
MDPARDIAVENATFA ELTOMA

Sem comentários:

Enviar um comentário