sexta-feira, 23 de abril de 2021

Dia de São Jorge: a tradição mais especial da Catalunha

A festa de São Jorge (Sant Jordi) é uma das mais bonitas e bem-sucedidas de Barcelona. Durante o dia 23 de abril, as ruas vestem-se de vermelho, ficam cheias de estandes de livros e rosas e, sobretudo, de um ambiente muito festivo.
Sant Jordi é comemorado em toda a Catalunha, onde cada município organiza os seus próprios eventos, feiras e estandes de livros e rosas.
A celebração de Sant Jordi a 23 de abril transformou-se numa tradição que ninguém quer perder. Está baseada numa lenda antiga que fala de valentia, amor e honra, na qual se relembra a morte do cavaleiro e mártir, Jorge da Capadócia, em 23 de abril de 303.
A história passa-se na cidade de Montblanc, em Tarragona, onde um dragão feroz teria aterrorizado toda a população da zona. Este, sem piedade alguma, devorava todos os animais que viviam ali e ameaçava constantemente o povo. Os habitantes dessa zona começaram a temer por suas vidas, e o rei decidiu encontrar uma solução para problema. O soberano tomou uma decisão drástica, mas eficiente: em cada dia, uma pessoa do povoado seria escolhida ao acaso como alimento para o dragão, assim evitariam que ele estivesse faminto e os deixá-los-ia tranquilos. Todos ficaram surpreendidos quando a primeira pessoa escolhida como vítima para o dragão foi a filha do rei. Ninguém esperava, e  nem sequer os habitantes da vila queriam que ela fosse a primeira vítima, já que era muito querida pelo povo.
No entanto, o rei, fiel à sua decisão e entristecido, mandou a sua filha à cova do dragão para que ela fosse devorada por ele. De repente, nesse mesmo instante, apareceu um cavaleiro montado em seu corcel branco e majestoso. O seu nome era Jordi (Jorge) e veio com o objetivo de salvar a princesa da fatalidade que estava prestes a acontecer. O corajoso cavaleiro lutou heroicamente contra o dragão até que, finalmente, pode atravessá-lo com a sua lança e matá-lo. Como forma de agradecimento por ter salvado a sua filha, o rei ofereceu a mão da princesa em casamento, mas Jordi se negou e foi embora.
As lendas contam que, pouco depois de ter acabado com o dragão, nesse mesmo lugar nasceu um roseiral de rosas vermelhas, que representava o sangue do dragão vencido.
 

Imagen via Visual Hunt

A partir de então, é tradição que, a 23 de abril, no dia de Sant Jordi, os apaixonados presenteiem com o seu amor com uma rosa vermelha e um livro.

São Jorge RPNARDIDTOAETABPA
S

Sem comentários:

Enviar um comentário