quinta-feira, 3 de junho de 2021

3 de junho: Corpo de Deus


O Dia do Corpo de Deus é um feriado nacional religioso que se celebra sempre a uma quinta-feira.
A data ocorre na segunda quinta-feira a seguir ao Domingo de Pentecostes e, portanto, celebra-se anualmente entre os 21 de maio e 24 de junho.
Enquanto o Pentecostes é celebrado 50 dias após a Páscoa, o Corpo de Deus é celebrado 60 dias depois.

Origem da celebração
Desde o século XIII a celebração acontece por ocasião das visões de uma freira belga. Na altura, Deus apareceu-lhe e demonstrou o seu desejo de comemorar a Eucaristia, o que inicialmente acontecia apenas na Bélgica.
Em 1264, o Milagre de Bolsena impulsionou a celebração do Corpo de Deus em todo o mundo. Segundo se conta, um padre que não acreditava na transubstanciação - momento em que as partículas de farinha são transformadas no próprio corpo de Jesus - presenciou sangue a escorrer de uma hóstia, facto que comunicou ao Papa.
Na sequência desse evento, a data foi instituída pelo Papa Urbano IV em 1264, sendo promulgada em 1317 no Concílio Geral de Viena.

Corpo de Cristo vem do latim Corpus Christi. Trata-se de uma "festa de guarda" com vários séculos, em que os católicos devem participar indo à missa.

O Corpo de Deus é uma celebração católica que tem como fim celebrar o mistério da Eucaristia, o sacramento em que os fiéis recebem o corpo e sangue de Jesus Cristo.

Feriado do Corpo de Deus
O Corpo de Deus foi feriado até 2012, altura em que o governo português decidiu que este feriado religioso de tradições católicas seria eliminado. Assim, a partir de 2013 o Corpo de Deus deixou de ser feriado.
Entretanto, em 2016, voltou a considerar-se a comemoração como feriado nacional.

ESPVEMAIARDA
Corpo de Deus

Sem comentários:

Enviar um comentário