Biblioteca Escolar João de Deus


 Projeto de Teatro, o ExpressArte, financiado pelo Fundo de Apoio ao Associativismo Portuense.
Aulas abertas da semana. 
#apjdeus #eb1joaodedeus #luistrigoator #etceterateatro #fundodeapoioaoassociativismoportuense #paisnaescola #ExpressArte

Teatro Fantoches na Biblioteca João de Deus "O Capuchinho Vermelho"
Professora Bibliotecária
Anabela Cruz

No Dia da Biblioteca Escolar, a Associação de Pais da EB1 João de Deus colaborou nesta efeméride, com a leitura do livro “A montanha de livros mais alta do mundo”. Trata-se de uma obra escrita e ilustrada por Rocio Bonilla, considerada pela crítica, como uma metáfora sobre o poder da leitura que, através da imaginação, capacita o leitor a empreender voos cada vez mais altos.

Todas as turmas assistiram, atentamente, e com visível entusiasmo à leitura efetuada pela presidente da APais, Fátima Silva.

O nosso bem-haja, pela oferta de um novo livro que veio enriquecer a coleção e, sobretudo, pela autêntica “maratona” de leitura, organizada por anos de escolaridade e que proporcionou momentos de deleite aos jovens ouvintes.

A BEJD antecipou o ambiente do Dia das Bruxas




Livros em destaque durante o mês

O Halloween foi assinalado com a leitura dos livros A Bruxa Mimi no Inverno, de Korky Paul e Valerie Thomas e Dona Bruxa Gorducha, de Anabela Mimoso. 

No fim, ainda houve tempo para os alunos cantarem canções infantis sobre a mesma temática.


Desengane-se quem pensa que a Biblioteca Escolar está “às moscas” e cheia de teias de aranha – por falta de uso!

A comprovar o contrário, apresentam-se alguns testemunhos dos alunos do 1.º ciclo que elegem este local como sendo o seu preferido, em alternativa ao recreio.




Trabalhos realizados na sala de aula, pelos alunos do 4.º A.

Nos dias 16, 17 e 19 de outubro 2023 realizaram-se sessões de Formação de Utilizadores na Biblioteca Escolar João de Deus, destinadas aos alunos dos 1.º e 2.º anos, tendo em vista uma maior integração dos novos alunos.

Estas sessões contribuíram para que os alunos conhecessem melhor o espaço físico, sua organização e tomassem conhecimento das regras de utilização, bem como dos serviços disponibilizados pela Biblioteca Escolar.

No fim de cada sessão, os alunos maravilharam-se com o visionamento da curta-metragem de animação “Os fantásticos livros voadores do Sr. Morris Lessmore”.

1.º Ano – Turma B

 



EB João de Deus: MARAVILHOSA Festa de Encerramento de Ano Letivo a 30.06.2023 
30.06.2023 - parte 1
"Neste dia as famílias dos nossos estudantes foram presenteadas com apresentações muito criativas, divertidas e emotivas! Resultado de trabalho e empenho ao longo das últimas semanas, este dia marcou o tão ansiado regresso às festas presenciais. E que bom foi!
Para além das apresentações de cada turma, da disciplina de inglês (prof. Sónia Lima) e da AEC de música (prof Tiago), queremos destacar ainda a participação do grupo coral Canta Flores, orientado pela prof Margarida (Teclarte - Academia de Música) e do grupo de Teatro recém formado por pais da nossa escola que apresentaram neste dia a sua segunda peça!
Realçamos ainda o momento especial que viveram os nossos finalistas com a entrega do livro de curso por parte de cada professor (prof Sónia Teixeira do 4ºA e prof Jorge Proença do 4ºB).
Deixamos aqui talvez o momento mais emotivo desta manhã." 😊

Projeto Escola a Ler

2021-2022

Um feliz Natal e Excelente 2022
 
Boas Festas da BE João de Deus

Sonhos de Natal, de António Mota

Todos os anos acontecem o mesmo. Quando se aproxima o tempo do Natal, basta fechar os olhos para lembrar os natais da minha infância, o sabor das rabanadas, da aletria, dos figos secos, tão doces como o mel, e do cheiro da canela que perfumava a minha pequena aldeia ainda iluminado por candeias. Um tempo tão diferente, tão distante. Nesse tempo tão longínquo ninguém sabia do Pai Natal, quem punha as prendas nos tamancos, botas e sapatos, era o Menino Jesus. Como eu praticava pecados ao longo do ano, tinha à minha espera, na lareira ainda morna, um par de meias de lã e figos secos, embrulhados num cartuchinho de papel pardo.

Também me lembro deste pedacinho de texto que está publicado no meu livro Sonhos de Natal, com ilustrações de Júlio Vanzeler, e comovo-me:

  “…A primeira coisa a ir para dentro da gruta foi o musgo. Com muito jeito, alcatifámos o chão com as mantas fofas e verdes que fomos tirando das cestas. As heras foram crescendo em redor. E, de repente, o interior da gruta transformou-se numa serra verdinha, com arvoredo e cheia de pasto, a precisar de um rebanho de ovelhas e de alguns pastores.

O senhor Afonso levantou a tampa da caixa e nós ficámos calados a ver o que estava lá dentro. E o que estava lá dentro eram muitos embrulhinhos de jornal muito bem acondicionados.

 Ai, mas aqueles jornais escondiam figuras que ganhavam vida e nos faziam sonhar tanto!

         A primeira figura que ficou sem o papel era um pastor que se fartava de rir. Tinha umas bochechas muito encarnadas, vestia uns calções que lhe davam até aos joelhos e trazia um saquinho pelo ombro e uma cabaça à roda da cintura. Era um pastor alegre e devia ser bem amigo das suas ovelhas. Muito atento, o pastor foi para o cimo do monte e começou a assobiar pelo seu cão.

           O cão, todo preto e com manchas brancas por todo o corpo, pulou da caixa, desembaraçou-se dos jornais que o embrulhavam, e foi logo ter com ele. Aquele cão era, com toda a certeza, um grande amigo do pastor, sempre pronto a ajudá-lo a guardar as ovelhas e a fazer-lhe companhia naquela serra imensa e silenciosa, onde o tempo custava a passar.

           Gordinhas, com o corpo coberto de lã branca muito encaracolada, as ovelhas também apareceram e espalharam-se por toda a verdura. Muitas estavam cheias de fome, porque não paravam de pastar. Duas, estavam tão fartas, que nem sequer olhavam para aquele belo pasto. De cabeça erguida, fartavam-se de balir. Se calhar achavam que estava na hora de dar a mama aos filhos. Mas eles, andavam lá longe, nos sítios mais altos do monte, a dar pinotes, felizes com tanta liberdade.

           Feita com espigas de trigo, saiu da caixa uma manjedoura. Era uma boa ideia. Se chovesse ou nevasse, aquela manjedoura serviria para lá pôr feno seco para o rebanho comer.

           Outro pastor chegou. Aquele pastor, que era ainda rapazinho e tinha um chapéu roto na cabeça, foi pôr-se junto dos cordeiros. E fez muito bem. Aquela parte da serra não estava vigiada. Se aparecesse um lobo, os cordeiros, coitaditos, nem sequer teriam tempo de chamar pelo cão.

 Depois apareceu uma vaca. Devia ter dentro dela um filhote, porque tinha uma grande barriga e quis deitar-se junto da manjedoura. Do outro lado veio encostar-se um burrinho. Logo depois apareceu S. José e foi encostar-se à manjedoura. Atrás de José, veio Maria.

           O burrinho, a vaca, José e Maria estavam a olhar para a manjedoura. Bem se via que estavam bastante preocupados. O bafo muito quente saía das narinas da vaca e do burrinho e aquecia a palha da manjedoura.

           Uma estrela prateada apareceu no cimo da gruta, bem perto de um galo, que não parava de cantar.

           Finalmente, muito gorducho, sempre a rir, só com uma fralda de pano no corpo, o Menino Jesus foi posto na manjedoura.

           Depois ficámos bastante tempo a olhar. A olhar. Calados.

           O silêncio era tão grande naquela gruta que até parecia que ouvíamos o Menino Jesus a respirar tranquilamente.

António Mota, Sonhos de Natal, Edições Asa

Fonte - Blogue Escola Amiga da Criança, artigo acedido a 14/12/2021, disponível em:https://escolaamiga.pt/blog/bb21b93b-d644-49db-a444-f5b4cdfde2fc?filters=[]&offset=0&total=10 

Sugestão da Professora Bibliotecária

Anabela Cruz

No passado mês de outubro celebrou-se o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, cujo tema definido pela IASL, para o ano de 2021, foi “Contos de fadas e contos tradicionais de todo o mundo”.

A Biblioteca Escolar da EB1 João de Deus para assinalar esta efeméride, montou no átrio da escola uma pequena exposição de postais alusivos ao livro e ao ato de ler, alguns deles gentilmente cedidos pelo docente Jorge Proença.

No dia 25, Dia da Biblioteca Escolar, em Portugal, foram dinamizadas sessões de formação de novos utilizadores deste espaço escolar, dirigidas aos alunos do 1º Ano (Turmas A e B) que acompanhados pelas docentes titulares, Graça Couto e Graça Pereira, tomaram conhecimento dos serviços disponibilizados e regras de funcionamento / utilização da Biblioteca Escolar.

No final das sessões, os alunos deliciaram-se com o visionamento da curta-metragem de animação “Os fantásticos livros voadores do Sr. Morris Lessmore”, ponto de partida para o debate na sala de aula, sobre a importância da magia dos livros ao longo da vida.

Para quem não conhece este pequeno filme de animação, vencedor do Óscar de Melhor Curta de Animação, em 2012, fica aqui a sugestão, pois é de fácil acesso no Canal Youtube em: 

https://www.youtube.com/watch?v=LjkdEvMM5xs&t=3s

PB Anabela Cruz

 

Sugestão da Professora Bibliotecária
Anabela Cruz

Sem comentários:

Enviar um comentário