Projetos em ação

 

Clara de Resende

Programa 


10 Abril no Instituto Superior de Engenharia do Porto - EEPE
Participação da Escola Básica e Secundária Clara de Resende

Programa “Escola Embaixadora do Parlamento Europeu” (EEPE) 


Programa pedagógico Escola Embaixadora do Parlamento Europeu

FORMAÇÃO APROFUNDADA PARA PROFESSORES 
8 de março de 2024

Centro de Congressos Alfândega do Porto
Sala Auditório
(Rua Nova da Alfândega)
10:00 - 13:00

09:30 | Receção dos participantes

10:00 | Boas-vindas e introdução à formação
  • Boas-vindas | Pedro Valente da Silva, Chefe do Gabinete do Parlamento Europeu
  • Introdução à formação | Isabel Baltazar, Gestora nacional do programa.

10:15 | Apresentação projeto “Europa, engenharia nas minhas mãos”, Paulo Silva ISEP | Instituto Superior de Engenharia do Porto, Anabela Silva Conde | Ordem dos Engenheiros da Região do Norte.

11.30 | Coffee-break.

11:45 | Partilha de boas práticas - Perguntas e respostas.

12:15 | Apresentação e simulação do jogo de tabuleiro “Valores qUE me movem”, Katalin Gönczy e Mário Vaz Queiró.

13:00 | Encerramento

O Gabinete de Ligação do Parlamento Europeu em Portugal dá à Escola Clara de Resende as boas vindas ao Programa “Escola Embaixadora do Parlamento Europeu” (EEPE).

No ano letivo 2023-2024 foram acolhidas 20 novas escolas, que passam a integrar um conjunto mais alargado de 126 escolas, todas motivadas para o exercício da cidadania europeia e para transmitir o que tal significa.


A comemorar Cinco Décadas de Democracia em Portugal...

A democracia em Portugal faz 50 anos em 2024! Desde 23 de março de 2022, passámos a viver mais tempo em liberdade do que em ditadura. Assim, para celebrar o 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, a Pordata e a FFMS iniciam um ano de debates sobre o país que éramos então e que somos agora.
Todos os meses publicaremos mini-infografias sobre as mudanças profundas que ocorreram, entre a década de 1970 e o presente, no emprego, na população, na economia, entre outras áreas importantes da vida nacional. Explore os temas e infografias que mais lhe interessam.

Fonte:https://www.pordata.pt/ 
Parlamento dos Jovens 2023-2024 
"Viver Abril na Educação: Caminhos para uma Escola Plural e Participativa"

A Ler e a Ver..."O Fantasma de Canterville", adaptação da obra de Oscar Wilde
A Ler...

Série britânica de 4 episódios, baseada no conto de Oscar Wilde, sobre uma família americana que se muda para um castelo assombrado na Inglaterra rural
O inventor e bilionário americano Hiram Otis compra um castelo abandonado na Inglaterra rural sem saber que o conteúdo inclui o maléfico fantasma Sir Simon de Canterville que assombra o local há séculos e com grande sucesso. Sir Simon de Canterville é extremamente orgulhoso da sua reputação ignóbil, sendo considerado o melhor fantasma das Ilhas Britânicas. Quando os Otis se mudam para a propriedade, Sir Simon prepara-se para lhes dar o maior susto das suas vidas. Só há um problema, os Otis não têm medo de fantasmas.
Enfrentando o acolhimento traiçoeiro da aristocracia inglesa, um assustador mistério familiar e um romance proibido, a família Otis procura manter-se unida. Partidas, profecias e sotaques assustadoramente deliciosos abundam nesta aventura romântica e arrepiante sobre amor, perda e família. Uma versão moderna da clássica história de Oscar Wilde que mostra como há sempre esperança para os assombrados.

Episódio n.º1, 2 dezembro 2023
Sinopse episódio1:Uma abastada família americana muda-se para um castelo assombrado desconhecendo que o conteúdo inclui o maléfico fantasma Sir Simon de Canterville que assombra o local há séculos e com grande sucesso.
Ep. 1
Duração: 52min
Género: Ficção
Class.: 12AP
RTP2
Ficha Técnica:
Título Original: The Canterville Ghost
Intérpretes: Anthony Head, James Lance, Caroline Catz, Laurel Waghorn, Tom Graves, Joe Graves, Jack Bardoe, Cathy Tyson, Haydn Gwynne
Realização:Paul Gibson
ProduçãoBBC Studios
Autoria Argumento: Jude Tindall (Baseado na história de Oscar Wilde)
Música: Paul Englishby
Ano:2021
Duração:52 minutos


A Ler e Ver  "A Volta ao Mundo em 80 Dias", 
adaptação do romance de aventura de Júlio Verne

 

A Ler e a Ver...

Série de 8 episódios que acompanha a viagem do aventureiro Phileas Fogg, adaptação do romance de aventura de Júlio Verne.

Londres, 1872. No dia em que o seu mundo se vira do avesso por causa de um postal de um amor perdido, Phileas Fogg (David Tennant) inspira-se num artigo sobre os empolgantes avanços das viagens para fazer uma aposta quase impossível: dar a volta ao mundo em apenas oitenta dias. Tendo passado os últimos vinte anos numa confortável poltrona de pele no The Reform Club, irá precisar de toda a resiliência que puder reunir e, claro, da ajuda do perspicaz francês Passepartout (Ibrahim Koma). Junta-se à jornada a jornalista do Daily Telegraph que lançou o desafio: Abigail Fix (Leonie Benesch).

Fogg, Fix e Passepartout embarcam numa viagem intensa, que lhes irá revelar a importância da confiança, tolerância e abertura. Três almas díspares que partem numa extraordinária missão onde se deparam com desafios e personagens que vão abrir para sempre os seus horizontes. À medida que o trio encontra novas culturas e modos de vida, precisam de coragem para ser a melhor versão de si mesmos.

Género: Ficção
Class.: 12 anos
RTP2

2023-2024

A Ler e Ver  "Histórias da Montanha", 
adaptação de contos icónicos de Miguel Torga

A Ler e a Ver...
Cinco histórias, cinco retratos de vidas humildes em Portugal nos anos 40. Uma adaptação de contos icónicos de Miguel Torga.
Adaptação dos contos icónicos de Miguel Torga. Um olhar íntimo sobre uma comunidade rural nos anos 40. Cada capítulo tem o seu próprio protagonista, cuja existência é intocada pela modernidade ou mundo exterior. Cinco retratos de vidas humildes e com uma enorme resistência ao sofrimento - e uma capacidade para a violência que, por vezes, se revela impossível de reprimir.
Ficha Técnica
Título Original: Tales From The Mountain
Realização: Luís Galvão Teles
Autoria: Manuel do Ó Pereira, Tiago R. Santos, Luís Galvão Teles
Ano: 2023
Duração: 45 minutos
Episódio 1 -  04 Set 2023 - A Maria Lionça  - Duração: 45 min
Sinopse:
Alegria da aldeia na sua infância, a desgraça transforma Maria Lionça num exemplo vivo de resistência ao sofrimento. O marido emigra para o Brasil, abandonando-a com uma criança nos braços, e só voltará, gasto e pobre, para morrer. O filho seguirá as pisadas do Pai. A dignidade de Maria Lionça perante a tragédia será um exemplo para aqueles que a rodeiam.
Ep. 1
Duração: 47min
Género: Ficção
Class.: 12AP
RTP1
Dia 11 de setembro
Episódio 2 - 11 Set 2023 -  O Leproso  - Duração: 38 min
Sinopse:
Aos primeiros sintomas visíveis de lepra, Julião é cruelmente segregado por todos os que temem o contágio. Quanto mais a doença progride, maior é a sua vontade de viver. Mas não há cura possível. A sede de vingança começa a invadir-lhe a alma, lançando o pânico na aldeia.
Ep. 2
Duração: 38 min
Género: Ficção
Class.: 12AP
RTP1
Dia 18 de setembro
Episódio 3 - 18 Set 2023 -  O  Alma Grande  - Duração: 35 min
Sinopse:
Numa família de cristãos-novos que professam clandestinamente o judaísmo, o Tio Alma Grande exerce uma mórbida função: garantir que a morte abafe os moribundos antes que a uma última confissão perante um padre católico coloque em perigo o segredo. Desta vez, porém, as mãos do Alma Grande não conseguem cumprir o seu desígnio; e Isaac, regressado à vida, deixa-se invadir por um insaciável sentimento de vingança que irá contaminar a sua família.
Ep. 3
Duração: 34min
Género: Ficção
Class.: 12AP
RTP1

Dia 25 de setembro
Episódio 4 - 25 Set 2023 -  A paga  - Duração: 34 min
Sinopse: 
Arlindo serve-se da música que toca e canta e das suas falinhas mansas para ir desgraçando sucessivamente as mais jovens e bonitas raparigas das redondezas. Até chegar o dia de Matilde, filha de um homem mais velho, o Justo. Quando Arlindo se recusa a casar com ela, o pai chama os filhos emigrados do Brasil e encurrala Arlindo no final da Festa de São Salvador. A Paga será à altura do Pecado.
Ep. 4
Duração: 34min
Género: Ficção
Class.: 12AP
RTP1
Dia 25 de setembro
Episódio 5 - 25 Set 2023 -  Mariana  - Duração: 20 min
Sinopse: 
Mariana é uma mulher simples e a sua vida obedece apenas a dois instintos: maternal e sexual. A cada ano que passa, multiplicam-se os filhos. Vivem de esmolas e da generosidade dos outros - os mesmos que a julgam e censuram. A comunidade oferece-lhe alternativas. Mas Mariana recusa-se a comprometer a sua liberdade.
Ep. 5
Duração: 20min
Género: Ficção
Class.: 12AP
RTP1

Erasmus +

Water is life  -  Água é vida

Mobilidade na Turquia - em Istambul 

15 a 24 de outubro 2023

Equipa de alunos e professores em Erasmus na Turquia - Istambul

2022-2023

Criado com o Padlet

Projeto Escola João de Deus a Ler 

Criado com o Padlet
10 Minutos por Ler
A ciência e a observação empírica têm mostrado amplamente o quanto o contato com o livro e a prática regular da leitura são indispensáveis ​​para o desenvolvimento do gosto de ler, a consolidação dos hábitos leitores e o aumento das competências de literacia. Quem lê, lerá sempre mais e melhor, e esperará mais bem preparado para a vida. É por isso que ler todos os dias é tão importante.
Para estimular a criação de uma rotina de leitura na família, nas creches, nos jardins de infância, nas escolas, na academia, no trabalho e no lazer, o Plano Nacional de Leitura (PNL2027) lançou o repto: Ler sempre Em qualquer lugar .

CLUBE UBUNTU (SOMOS ESCOLA UBUNTU) . 2022 > 2023

No âmbito do Plano 21|23 Escola+ encontra-se em desenvolvimento a Ação Específica 1.6.2 - Programa para competências sociais e emocionais, fazendo parte de um conjunto de medidas que procura dar respostas à necessidade de recuperação de aprendizagens e garantir que ninguém fique para atrás.

Decorrente deste enquadramento, a Direção-Geral da Educação (DGE), em parceria com o Instituto Padre António Vieira (IPAV), lançou para os nos anos letivos de 2021-2022 e 2022-2023, o programa Escolas Ubuntu.

O programa ESCOLAS UBUNTU visa fornecer a cada Agrupamento de Escolas (AE) aderente a realização da ACADEMIA DE LÍDERES UBUNTU para os seus alunos, tendo em vista o desenvolvimento de competências sócio-emocionais, como o autoconhecimento, autoconfiança, resiliência, empatia e sentido de serviço .

A Academia de Líderes Ubuntu é um projeto de educação não-formal orientado para a capacitação de jovens com elevado potencial de liderança, proveniente de meios desafiadores ou que neles queiram trabalhar. Pretende-se acompanhar, facilitar, enriquecer e consolidar o desenvolvimento de cada participante enquanto líder ao serviço da comunidade, promovendo competências humanas e técnicas relevantes para o seu percurso de vida.

Biblioteca Escolar

ERASMUS+ 2022/2023

A equipa Erasmus da nossa escola apresentou candidatura para um novo projeto, desta vez como coordenadoras. Foi com muita satisfação que recebi a notícia de que o projeto tinha sido aprovado com 94 pontos em 100 possíveis. O projeto tem como principal objetivo sensibilizar a comunidade educativa para a importância da água na nossa vida e como as mudanças climáticas e a atividade humana estão a pôr em perigo este recurso precioso para o planeta Terra. 

Já demos início ao Projeto Erasmus + “Água é vida”. No dia 10 de março durante a manhã, foi realizado um webinar- Recursos Hídricos, correspondente à primeira atividade do projeto, com alunos do 10º e 11º anos e alunos das outras escolas parceiras do projeto. A webinar foi um sucesso, os nossos alunos representaram muito bem a nossa e escola e continuaram a mostrar o seu excelente nível de inglês. 

O nosso projeto Erasmus "Water is Life" continua em curso e na semana de 1 a 5 de maio iremos receber os nossos parceiros gregos e turcos.

Na semana de 2 a 6 de maio de 2023, sentimos os nossos parceiros Gregos e Turcos, do projeto Erasmus+ “Água é Vida”. Ao longo da semana, organizamos uma série de atividades que incluíram a apresentação de cada escola e cada país, as suas tradições e gastronomia.
Construímos uma APP para Andróides do uso racional de água no dia a dia.

Visitamos a Central Hidroeléctrica de Crestuma, a Câmara Municipal do Porto, a Etar do Freixo, o Pavilhão da Água, realizamos um passeio de barco pelas 6 pontes e ainda assistimos a uma noite de fado. Também acompanhamos nossos parceiros em visitas que lhes permitirão conhecer melhor a nossa cidade e cultura. Foram momentos memoráveis, com partilha de saberes e experiências pedagógicas, bem como de lazer e cultural.

As equipas

Equipa Portuguesa e outros

Equipa Grega

7 DIAS COM OS MÍDIA
Feito com Padlet
A semana 7 dias com os media existe desde 2013. Hoje, como há oito anos, continua a incentivar e promover a partilha de projetos e atividades que possibilitem conhecer melhor os media e contribuir para melhorar a literacia mediática dos cidadãos em geral.


O objetivo primordial dos 7 Dias com os Media é incentivar cidadãos e instituições a que, especialmente durante aquela semana e de modo mais ou menos informal, promovam atividades que contribuam para refletir e debater o papel e os efeitos dos media no quotidiano individual e coletivo.
Perante o cenário atual, onde o contato com o mundo passou a ser, quase exclusivamente, online e onde a informação está constantemente a ser compartilhada sem filtros, seria importante estarmos todos juntos nesta “campanha”, cujo nome foi adaptado ao contexto em que nos encontramos: “7 dias com os media sem sair de casa”.
Nesta fase de lançamento, podem ouvir a música da iniciativa que apela à reflexão desta matéria e várias vozes que têm sido divulgadas nas redes sociais como campanha de sensibilização para a temática em causa incentivando à participação – durante os dias 3 a 9 de maio.
Como participar?

Hiperligações para as plataformas em linha da iniciativa:
musica da iniciativa
O GILM – Grupo Informal sobre Literacia Mediática lança anualmente, na semana de 3 a 9 de maio, os 7 Dias com os Media. Esta é uma operação que convida todos os cidadãos e instituições a promoverem alguma forma de ação, reflexão e/ou discussão sobre os meios de comunicação, o seu papel e efeitos.

Sem comentários:

Enviar um comentário