segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

A participação portuguesa na 1ª Guerra Mundial

A 1ª Guerra Mundial foi um conflito que ocorreu de 1914 a 1918, entre duas alianças.
De um lado, os Aliados, dos quais Portugal fazia parte, constituído pela Inglaterra, França, Bélgica, Sérvia, Roménia, Itália (que se juntou a estes em 1915), a Rússia (que abandonou a guerra em 1917) e os Estados Unidos (que entraram em 1917),
Do outro, as Potências Centrais que eram o Império Alemão, o Império Austro-Húngaro, o Império Otomano e a Bulgária.
As razões da participação de Portugal no conflito mundial são diversas. Primeiro, os alemães estavam a atacar as colónias portuguesas de Angola e Moçambique desde 1914, tendo o governo de enviar tropas para essas regiões desde esse ano. Segundo, foi porque Portugal precisava de ganhar aceitação política da parte dos outros países da Europa, maioritariamente monárquicos, pois a República era mal vista nessa altura, devido a ser pouco frequente nos países mais desenvolvidos e também devido à pouca estabilidade que oferecia nessa altura (na Europa, apenas França e Portugal tinham este regime). E, por fim, porque Inglaterra, aliada tradicional de Portugal, pediu ao governo para apreender os navios mercantes alemães e austro-húngaros que estavam ancorados nos portos portugueses, o que levou a Alemanha a declarar oficialmente guerra a Portugal, no dia 9 de Março de 1916, sendo esta a principal razão para a participação portuguesa nesta guerra.
Portugal enviou soldados para três frentes: para a Flandres (na Bélgica), para Angola e para Moçambique. Para a Flandres, Portugal enviou o CEP, sigla de Corpo Expedicionário Português, o qual ficou quase destruído no fim da guerra. A maior batalha portuguesa nesta guerra foi a batalha de La Lys, onde as baixas portuguesas, entre mortos, feridos, desaparecidos e prisioneiros foram mais de 15 mil. Em África, no total foram enviados mais de 30 mil soldados desde 1914. Foi em África que morreram mais soldados portugueses, devido às doenças, rebeliões locais e aos alemães. No final da guerra, Portugal ganhou apenas prestígio internacional, pois a Alemanha não podia pagar aos vencedores devido a estar na falência e a sua moeda estar muito desvalorizada. Depois desta guerra, a Europa perdeu a supremacia que tinha anteriormente para a nova potência mundial, os Estados Unidos.

Miguel Alvelos, 9º E, nº 20

Sem comentários:

Enviar um comentário