Biblioteca Escolar Clara de Resende

A Biblioteca Escolar é um espaço de informação, leitura, pesquisa, estudo e lazer, aberto a toda a comunidade educativa e concebido de modo a possibilitar o acesso fácil e rápido a um conjunto diversificado e organizado de documentos impressos, audiovisuais e multimídia, e permitir a utilização da Internet para efeitos de procura de informação e aquisição de conhecimentos. Assim, pretende-se que seja um espaço vivo e promotor do hábito e do prazer da leitura, criando oportunidades para obter e produzir informação e permitir o acréscimo de conhecimentos e o desenvolvimento da autonomia, da imaginação e do sentido crítico. Cabe à Biblioteca Escolar apoiar o desenvolvimento curricular em articulação com os docentes,

A Biblioteca escolar é uma estrutura vital do processo educativo essencial ao desenvolvimento da missão da escola. A Biblioteca Escolar deve ser entendida como uma estrutura pedagógica integrada no processo educativo, polo dinamizador de novos projetos e novas práticas pedagógicas, protagonista de mudança e inovação, esperançosa para um Projeto de Agrupamento.

A BE disponibiliza a toda a comunidade educativa, em sistema de livre acesso, um conjunto diversificado de recursos de apoio às atividades de ensino-aprendizagem, cumprindo objetivos curriculares e de suporte a atividades e projetos de âmbito extracurricular, bem como recursos informativos e de lazer de forma a responder às necessidades intelectuais e formativas dos membros da comunidade educacional, crescendo assim como funções informativas, educativas, culturais e recreativas.

Para o efeito a BE gere recursos educativos, integrando espaços dotados de equipamentos adequados, onde são recolhidos, tratados e disponibilizados todo o tipo de documentos que contribuem para o desenvolvimento de atividades de natureza pedagógica, bem como de ocupação de tempos livres e de lazer, geradores de competências potenciadoras de cidadãos críticos para a sociedade da informação e do conhecimento.

As atividades desenvolvidas pela Biblioteca Escolar estão em conformidade com as grandes linhas de atuação do Projeto Educativo do Agrupamento e encontram-se integradas no respetivo Plano de Atividades.

O agrupamento de escolas Clara de Resende dispõe de duas bibliotecas, integradas na Rede de Bibliotecas Escolares: A Biblioteca Escolar (BE) da Escola Secundária 2,3 Clara de Resende e o BE da EB João de Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário