terça-feira, 2 de abril de 2024

2 de abril: Dia do Livro infantil

O que acontece é que (acho eu) não escrevo “para” crianças. Nem não escrevo” para” crianças. Apenas escrevo.

Manuel António Pina (1999)

Desde 1967, no dia do aniversário de Hans Christian Andersen, 2 de abril, que se festeja o Dia Internacional do Livro Infantil com o propósito de inspirar o amor dos mais novos pela leitura e valorizar os livros infantis na vida da criança e no processo de educação.

Em Portugal, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas disponibiliza um cartaz digital para assinalar o Dia Mundial do Livro Infantil, este ano foi convidada a jovem ilustradora Inês Viegas Oliveira, vencedora do Prémio Nacional de Ilustração em 2023.

Conselho Internacional de Livros para Jovens (IBBY internacional) disponibiliza no seu portal um conjunto de materiais digitais que poderão ser inspiradores para os professores bibliotecários, docentes, pais ou todos aqueles que trabalham com crianças e promovem o livro infantil.

A IBBY decidiu que a palavra de ordem para os festejos deste dia é Imaginação, uma vez que incentivar o processo imaginativo conduzirá à compreensão mútua e a um espírito de tolerância.

Em 2024, foi convidada a autora japonesa Eiko Kadono para escrever uma carta para as crianças de todo o mundo. Nana Furiya, uma artista japonesa, criou o cartaz para assinalar a data este ano.

Tem páginas este dia
como um livro inacabado
com um perfume de infância
num capítulo ilustrado.
Moram nele as histórias,
os poemas e as lendas
que fazem de cada livro
a melhor das nossas prendas
e que não deixem esquecer
esse tempo tão feliz
em que cada um de nós
era feiticeiro e aprendiz,
colecionando heróis
com o prazer da aventura
que começa e se renova
na magia da leitura.

José Jorge Letria. 
Livro dos dias, Ambar, 2004
 

Sem comentários:

Enviar um comentário