A Ver e Rever

A Ver  "A Volta ao Mundo em 80 Dias", 

Série de 8 episódios que acompanha a viagem do aventureiro Phileas Fogg, adaptação do romance de aventura de Júlio Verne.

Londres, 1872. No dia em que o seu mundo se vira do avesso por causa de um postal de um amor perdido, Phileas Fogg (David Tennant) inspira-se num artigo sobre os empolgantes avanços das viagens para fazer uma aposta quase impossível: dar a volta ao mundo em apenas oitenta dias. Tendo passado os últimos vinte anos numa confortável poltrona de pele no The Reform Club, irá precisar de toda a resiliência que puder reunir e, claro, da ajuda do perspicaz francês Passepartout (Ibrahim Koma). Junta-se à jornada a jornalista do Daily Telegraph que lançou o desafio: Abigail Fix (Leonie Benesch).

Fogg, Fix e Passepartout embarcam numa viagem intensa, que lhes irá revelar a importância da confiança, tolerância e abertura. Três almas díspares que partem numa extraordinária missão onde se deparam com desafios e personagens que vão abrir para sempre os seus horizontes. À medida que o trio encontra novas culturas e modos de vida, precisam de coragem para ser a melhor versão de si mesmos.

Género: Ficção
Class.: 12 anos
RTP2

Série inspirada no romance homónimo de José Rodrigues dos Santos, realizada por Sérgio Graciano, com a participação de Paulo Pires, Deborah Secco, Ana Sofia Martins, Betty Faria...

Trailler Codex 632

Tomás Noronha, um professor de História e especialista em criptologia, é contratado por uma Fundação italo-americana para descodificar a investigação do seu mentor, que morreu em circunstâncias pouco claras, sem saber que a investigação pode mudar a perceção que temos do nosso passado, ameaçando poderes instituídos e interesses económicos há muito instalados. E quanto mais perto da verdade, mais perigo vai correr.

A Ver "A lição"

 Série israelita de 6 episódios na qual as palavras podem inspirar, mas também destruir...

Uma discussão política entre Amir, um professor de 43 anos de idade, e Lian, uma estudante de 17 anos, transforma-se num conflito emocional que irrompe para lá da sala de aula. Numa luta pela justiça, tanto Amir como Lian não desistem, mesmo quando as coisas saem fora do controlo e causam um impacto devastador que mudará as suas vidas para sempre.
Acompanhamos o efeito cascata do seu desentendimento desde a sala de aula até toda a escola, toda a comunidade, meios de comunicação e à realidade política explosiva que Israel enfrenta. E à medida que o confronto aumenta, descobrimos as feridas profundas nos corações de ambos os protagonistas.
"A Lição" aborda uma forte questão social, onde a manipulação do discurso e as redes sociais são tão perigosas quanto as armas de destruição em massa e mostra a complexidade de debater assuntos sérios na era 2.0.

A Ver "O Substituto"

Série francesa sobre um professor original com um método de ensino muito próprio.
Nicolas Valeyre é um professor de francês original e intransigente, seja com os colegas ou com os alunos. Os seus métodos pouco ortodoxos, humor irónico e estilo rude fazem dele um extraterrestre na sala dos professores. Designado como professor substituto para lecionar a "pior turma" da escola do ensino secundário, Nicolas luta para conquistar a confiança e o respeito dos alunos. 
Determinado a ajudar os jovens a encontrar o seu rumo, decide prepará-los para uma competição simulada.
Género: Ficção
Class.: 12AP
RTP2

A Rever "Nada Será como Dante"
5 temporadas - 92 episódios

Um programa de Literatura feito com a certeza de que, por melhor que seja, nada será como Dante

Inspirados pelo universo dantesco d´A Divina Comédia, Filipa Leal e Pedro Lamares apresentam-nos, todas as semanas, um programa com Inferno, Paraíso e um Purgatório a meio com perguntas, dúvidas e confronto de argumentos para reflexão. Em cada uma das partes, nem sempre opostas, há segmentos de leitura, reportagens e rubricas voltadas para a importância da palavra escrita. Os livros que nos mudam, as histórias que nos levam em viagem e as palavras que viajam e mudam o (nosso) mundo. É um programa de Literatura feito com a certeza de que, por melhor que seja, nada será como Dante.
Filipa Leal e Pedro Lamares dividem (literalmente) o ecrã para apresentar um programa com Inferno, Paraíso e um Purgatório. Mesmo que não seja exatamente por esta ordem.


Em estreia, dois poemas de Forough Farrokhzad, escritora iraniana sem obra publicada em Portugal.
Ep. 1
Duração: 25min
Género: Cultura
Class.: 12AP
RTP2


Filme da cineasta francesa Hélène Angel, um olhar íntimo sobre uma das questões sociais mais controversas dos últimos anos, a barriga de aluguer.
Céline e Mathieu, um casal de agricultores na casa dos trinta, preparam-se para receber a visita da assistente social, a Sra. Rouart. Passaram-se cinco anos desde que se candidataram pela primeira vez à adoção e têm sido incansáveis na sua luta para receber uma criança.
Céline, quase a chegar aos quarenta anos de idade, sabe que o tempo está a escassear. Mas a Sra. Rouart tem apenas uma possibilidade para o casal: a adoção de uma criança com múltiplas deficiências. Antes de partir, porém, a estagiária da assistente social dá-lhes discretamente o contacto de um casal amigo que recorreu a uma solução diferente: a barriga de aluguer. Céline está claramente relutante, mas Mathieu convence-a a pelo menos ir conhecê-los e conversar sobre o assunto.
Género: Ficção
Class.: Todos
RTP2
A Ver e a Ler "O Crime do Padre Amaro", adaptação do romance de Eça de Queirós
Com realização de Leonel Vieira, uma adaptação do romance homónimo de Eça de Queirós, 
protagonizada por José Condessa, Bárbara Branco, José Raposo e Filomena Gonçalves.
A trama desenrola-se em Leiria, no final da década de 1860 e acompanha a história da paixão proibida 
entre Amaro, um jovem padre, e Amélia "a rapariga mais bonita de Leiria". 
Tensa, emocional e ancorada em conflitos de personalidade, a série "O Crime do Padre Amaro" lança 
um olhar crítico sobre a sociedade e a igreja em Portugal, na Leiria do século XIX.
Class.: 16
RTP1
7 episódios disponíveis

Sem comentários:

Enviar um comentário