terça-feira, 23 de janeiro de 2018

“Drogas e (dependências)” por Carolina Assis, 11ºH

Alguns alunos do 11º ano da Escola Secundária Clara de Resende tiveram oportunidade de assistir a uma palestra educativa e esclarecedora, subordinada ao tema «Drogas e (dependências)» e orientada pelo Professor Dr. Pinto da Costa, médico legista, especializado em ciências forenses.
É de salientar a magnífica expressividade do orador, que revelou uma notável e essencial facilidade de comunicar com os ouvintes, interagindo com o público de uma forma cativante e elucidativa. A especialidade e relevância na sua área são aspetos a destacar, constituindo um fator de maior atenção e interesse pelo público. O orador, através de uma abordagem lateral pormenorizada do tema, e recorrendo a um tom de voz pausado, reforçou a elevada importância da abstinência em relação às drogas, o que se tornou fundamental para manter o público atento e interessado.
Ainda assim, é impossível não referir o recurso a um vocabulário demasiado específico e científico para alguns dos alunos presentes. Esta situação limitou, ainda que não na íntegra, a total compreensão do conteúdo abordado. Para além disso, o Professor Dr. Pinto da Costa manteve-se sentado, o que impediu um contacto visual direto por parte dos alunos que se encontravam na parte posterior do auditório, o que, de certa forma, promoveu alguma dispersão. A disposição/organização do espaço físico carecia de alguma inclinação, o que promoveria, certamente, mais concentração por parte de toda a plateia.
Em suma, a palestra revelou-se interessante e elucidativa, contribuindo o amplo conhecimento e qualificações do orador para importância da mesma. Apesar da existência de alguns aspetos menos positivos, os mesmos nunca colocaram em causa nem a qualidade nem a relevância da apresentação no geral.
Carolina Assis, 11ºH

Sem comentários:

Enviar um comentário