terça-feira, 12 de junho de 2018

12 de junho Dia de Santo Onofre

O Dia de Santo Onofre festeja-se a 12 de junho.
Santo Onofre, considerado santo pela Igreja Católica e venerável pela Igreja Ortodoxa, foi um eremita que viveu no deserto da Tebaida no Alto Egipto, em fins do século IV da era cristã (o seu nome grego pode ser mesmo uma corruptela do termo egípcio Uen-nefer - «o que está sempre feliz, satisfeito» - um epíteto tradicionalmente guardado para o antigo deus egípcio Osíris
O relato de um seu discípulo, Pafnútio, que o encontrou no deserto egípcio, constitui a nossa única fonte para o conhecimento da vida de Santo Onofre: monge num cenobita da região da Tebaida, abandonou-o para viver uma vida de eremita; durante 60 a 70 anos, Onofre viveu sozinho no deserto, usando apenas, para proteger as partes pudendas, folhas e/ou o seu longo cabelo e barbas.
Onofre tornou-se bastante representado na arte medieval, sobretudo nas representações de homens selvagens e dos Padres do Deserto.

Segundo a biografia existente, Santo Onofre era filho de um rei da Pérsia ou Abissínia que terá exposto o filho recém-nascido ao fogo por suspeita de bastardia, mas este acabaria por ser salvo milagrosamente, recebendo o nome de Onofre por indicação de um anjo.
Depois de ser educado num convento egípcio e de alguns episódios milagrosos (como ter oferecido um pão a uma imagem do menino Jesus e ter recebido um enorme pão em troca), Onofre retirou-se para o deserto do Alto Egito, usando apenas folhas, cabelo e barbas longas para cobrir as partes íntimas, tornando-se num eremita durante sessenta ou setenta anos.

Santo Onofre é o padroeiro dos tecelões por ter feito uma tanga a partir de folhas de palmeira. Popularmente também é conhecido como o santo do dinheiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário