terça-feira, 15 de outubro de 2013

ÁLVARO MAGALHAES: Quando for grande…quero ser…um BRINCADOR

             A Biblioteca Municipal Almeida Garrett – Porto associa-se, este ano letivo, a comemoração dos 30 anos de carreira do escritor Álvaro Magalhães, através de uma serie de iniciativas que irão decorrer de 21 a 26 de outubro de 2013.

Neste sentido, o SABE ‐ Serviço de Apoio as Bibliotecas Escolares através do Projeto de Animação Comum (PAC) que, anualmente explora a obra literária de um ou mais autores específicos, irá apostar na divulgação e análise da obra literária do escritor Álvaro Magalhães prestando, assim, homenagem a extensa e riquíssima carreira literária do autor. E nosso desejo que as dezenas de bibliotecas escolares que integram a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), se juntem neste projeto comum de dinamização de boas práticas de leitura, dando a conhecer, explorando e captando os mais jovens para o prazer continuado da literatura nacional.

 
 
 

ÁLVARO MAGALHÃES

BIOGRAFIA

Álvaro Magalhães nasceu no Porto, em 1951. Publicou poesia, ensaio e literatura infanto‐juvenil. Em 1982 publicou também o seu primeiro livro para crianças, Historia com muitas letras, tendo construído desde então nessa área uma obra singular e que integra conto, poesia, narrativas juvenis e textos dramáticos.

As suas obras para a infância, onde reina a forca do imaginário e da palavra, são o produto de uma sensibilidade espiritualizada que reivindica a totalidade mágica da existência e apelam permanentemente a imaginação e ao sonho, como fator poderoso de modelação do ser. Jogando com palavras, conceitos e sons, alguns desses textos são autênticas provocações que estimulam o leitor para a leitura do insólito e do banal através dos códigos do humor e da “razão" poética e tem o que alguém classificou como “uma dimensão universalista que e verdadeira provocação ao raciocínio e a pesquisa de leituras mais fundas.”

Posteriormente, acrescentou a sua obra a serie Triangulo Jota de narrativas de mistério e indagação e que já cativou um milhão de leitores (...)

Considerado um dos mais importantes escritores da sua geração, pela originalidade e singular irreverencia, foi várias vezes premiado pela Associação Portuguesa de Escritores e Ministério da Cultura, bem como pelo IBBY, que distinguiu O Limpa palavras e outros poemas como o melhor texto publicado em 2000 e 2001, integrando‐o na Honour List do Prémio Hans Cristian Anderson de 2002. (In http://www.iplb.pt/sites/DGLB)

 

Sem comentários:

Enviar um comentário