domingo, 22 de dezembro de 2013

Pequenos Gestos, Grandes Corações!


A Rede de Bibliotecas Escolares apoia as Histórias da Ajudaris 2013: Pequenos Gestos, Grandes Corações, uma publicação anual resultante da promoção de leitura e escrita coletivas, junto dos alunos da Educação Pré-escolar e do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico.

A apresentação das Histórias da Ajudaris 2013 decorreu no dia 14 de dezembro, pelas 15 horas, no auditório do Externato Perpétuo Socorro no Porto e pelas 21h30, no auditório do Teatro-Cine de Pombal.

A Ajudaris é uma IPSS com estatuto de utilidade pública. As Histórias da Ajudaris são um dos seus vários campos de ação, com vista à promoção da cidadania e da inclusão social.

As Histórias Ajudaris foram iniciadas em 2009 e envolvem, presentemente, mais de 5000 alunos, 41 estabelecimentos de ensino e 80 ilustradores.

Os grandes objetivos destas Histórias são:
  • fortalecer hábitos de leitura e escrita;
  • promover a inclusão e a integração social através da arte;
  • despertar a solidariedade;
  • aproximar a escola das famílias e da comunidade;
  • fomentar a interação entre gerações;
  • impulsionar o voluntariado.
Para além de atividades de promoção da leitura e da escrita, são realizadas nas escolas, workshops e exposições sobre ilustração em que, através do conto infantil, é proporcionado às crianças um desenvolvimento integrado das competências básicas da comunicação.

A Rede de Bibliotecas Escolares e o Agrupamento de Escolas Clara de Resende associa-se a esta iniciativa em que a leitura, a escrita, a ilustração e o conto se unificam, para fazer leitores criativos, autónomos, críticos, ou seja,  cidadãos mais aptos a responder aos desafios da sociedade atual.


Sem comentários:

Enviar um comentário