domingo, 12 de janeiro de 2014

Atividade da Biblioteca Escolar João de Deus-1ºperíodo

NATAL 2013
Os símbolos do Natal

As turmas do 2ºano e uma turma do 4º ano passaram pela biblioteca para fazerem um trabalho de grupo. Consistia na elaboração de cartazes sobre o significado dos símbolos e das tradições do Natal. Realizou-se uma exposição com os cartazes elaborados pelos alunos.

Filme de Natal
As turmas do 1º ano foram à biblioteca ver um filme “As aventuras do Pai Natal”


Apoio curricular – Iniciação à Educação literária
Durante o primeiro período em colaboração com os titulares de turma, foram planificadas e realizadas várias sessões com os diversos anos, para exploração dos livros obrigatórios na Iniciação à educação literária. Além da abordagem à obra, estudou-se a biografia dos autores e fez-se a genealogia de alguns contos. Realizaram-se várias estratégias como fichas de leitura, comparação de versões, ilustração. Realizou-se uma exposição dos trabalhos das turmas do 2º ano intitulada “As viagens da Menina Gotinha de água”, de Papiniano Carlos.

Técnica da Leitura icónica
Com as obras de Rob Gonsalves, um pintor canadiano, os alunos foram levados pelo seu mundo maravilhoso do imaginário. A utilização da Técnica da leitura icónica permite explorar o pormenor, a capacidade de atenção e interpretação das imagens. Viveram-se estes momentos com quase a totalidade das turmas da EB João de Deus. 


Formação de utilizador
Este ano a Biblioteca da Escola EB João de Deus entrou na Rede das Bibliotecas Escolares (RBE) com a vantagem de ter afeta uma professora bibliotecária a tempo inteiro. Durante o mês de Outubro, todas as turmas passaram pela biblioteca para conhecer o espaço reorganizado, os novos horários, as novas atividades.


Dia da Alimentação
16 de outubro
Na passagem do Dia da Alimentação a BE realizou sessões de sensibilização ao consumo da fruta. Com a maior parte das turmas da EB João de Deus. Após um diálogo as turmas foram convidadas a participar na realização de um loto de frutas. 




Sem comentários:

Enviar um comentário