quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Feira do Livro do Porto 2018: 7 a 23 setembro, Palácio de Cristal

A Feira do Livro do Porto regressa os Jardins do Palácio de Cristal entre 7 e 23 de setembro. O evento inclui um festival literário a par do vasto programa de animação e dos espaços de venda de publicações.
Difundir o livro e a leitura; fomentar hábitos culturais; estabelecer contactos entre o público e os autores; promover uma grande festa do livro e da leitura são os objetivos da Feira do Livro do Porto 2018.
O cantor, compositor e produtor portuense José Mário Branco, com 50 anos de carreira, foi a figura escolhida para homenagear na edição deste ano da Feira do Livro do Porto, onde vai ter o seu nome gravado numa placa na Avenida das Tílias, nos Jardins do Palácio de Cristal, à semelhança de figuras como Vasco Graça-Moura, Agustina Bessa-Luís, Mário Cláudio ou Sophia de Mello Breyner Andresen.
No dia 8 de setembro José Mário Branco participa no descerrar da placa com o seu nome na Avenida das Tílias.
Nascido no Porto, em maio de 1942, José Mário Branco é considerado um dos mais importantes autores e renovadores da música portuguesa, em particular no período da revolução de abril de 1974, cujo trabalho se estende também ao cinema, ao teatro e à ação cultural.
Foi fundador do GAC - Grupo de Acção Cultural, fez parte da companhia de teatro A Comuna, fundou o Teatro do Mundo, a União Portuguesa de Artistas e Variedades e tem colaborado na produção musical para outros artistas, nomeadamente Camané, Amélia Muge, Samuel e Nathalie.
O último álbum de originais, "Resistir é vencer", data já de 2004. Depois disso, José Mário Branco participou no projecto Três Cantos, ao lado de Sérgio Godinho e Fausto Bordalo Dias, que resultou numa série de concertos, um álbum e um DVD. 

Quase todo o arquivo de José Mário Branco está já disponível online, no âmbito de um estudo de investigação do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Digital (CESEM) 

Sem comentários:

Enviar um comentário