sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

INE promove 2.ª Competição Europeia da Estatística em conjunto com o Eurostat

Preparar… prontos… calcular!

Realiza-se pela segunda vez, no ano letivo 2018/19, a Competição Europeia da Estatística (European Statistics Competition – ESC), dinamizada pelo Serviço de Estatísticas da União Europeia (Eurostat) e quinze Institutos Nacionais de Estatística, entre os quais o INE de Portugal.

Esta iniciativa visa:
  • Promover a curiosidade e o interesse dos alunos pela estatística;
  • Incentivar os professores a utilizar novos materiais para ensinar estatística, incrementando a utilização de dados estatísticos oficiais e a aplicação do conhecimento adquirido;
  • Mostrar aos alunos e aos professores o papel da estatística em vários aspetos da sociedade, tornando-a conhecida como um campo de estudos de nível universitário;
  • Promover o trabalho de equipa e a colaboração com vista a alcançar objetivos comuns.

A Competição Europeia da Estatística tem duas fases: a primeira, a nível nacional, apura os finalistas para a seguinte, de âmbito europeu. Em ambas, podem participar alunos do ensino secundário (categoria A) e do 3.º ciclo do ensino básico (categoria B). As equipas terão até 3 alunos + 1 professor/tutor.

As regras para a participação, o registo de participantes (em curso, até 28.jan.2019) e o calendário da competição estão disponíveis em: esc2019.ine.pt.

As duas equipas melhor classificadas (em cada categoria) na fase nacional poderão participar na fase europeia.

Os participantes não necessitarão de se deslocar, em nenhuma das fases, para fazer as avaliações.

As equipas vencedoras da fase europeia, em cada uma das categorias, terão as viagens e estadias pagas à cerimónia de entrega dos prémios, em data e local a definir.

Sem comentários:

Enviar um comentário