quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Pense em desejos. Maior chuva de meteoros do ano pode ser vista hoje, 12 de agosto, 5.ª feira

 Vem aí uma chuva de Perseidas: Lua Nova vai ajudar a ver

Foto: EPA
A famosa chuva de meteoros das Perseidas do mês de agosto atinge o pico esta noite, de 12 de agosto, entre as 20 horas e as 23 horas. Para ver o céu a olho nu o melhor momento é a partir das 21.30 horas de amanhã.
Com a Lua Nova, os dias 12 e 13 de agosto têm as melhores condições para a observação da chuva de meteoros. 
A habitual chuva de meteoros das Perseidas começou no dia 17 de julho e termina a 24 de agosto. "As Perseidas são muito populares, por terem uma alta taxa de meteoros e ocorrem todos os anos no verão". Este ano, estima-se que na noite de dia 12 passem 110 meteoros por hora, refere o Observatório Astronómico de Lisboa.
O responsável do Observatório do Alqueva refere que os sítios mais indicados para ver a chuva são locais "sem poluição luminosa, longe das cidades e onde não haja luz branca nas proximidades". 
O OAL explicou que, com as condições adequadas para a observação da chuva de estrelas, a hora indicada é a partir das "22.15 horas quando inicia a noite fechada (crepúsculo astronómico vespertino) e até às 23 horas, período de atividade máximas".
O OAL informa ainda ainda que o fenómeno é provocado "pela passagem da Terra pelos fragmentos do cometa 109P/Swift-Tuttle, que foram deixados para trás aquando a sua passagem."
in JN e RR

Sem comentários:

Enviar um comentário