domingo, 21 de novembro de 2021

21 de novembro de 1806

Napoleão assina em Berlim o decreto e estabelece o Bloqueio Continental

21 de novembro de 1806


Bloqueio Continental
O Bloqueio Continental foi uma imposição de Napoleão Bonaparte para os países europeus cortassem relações comerciais com a Inglaterra a fim enfraquecê-la comercialmente.
O Bloqueio Continental foi uma medida imposta pelo imperador francês Napoleão Bonaparte, em 1806, a partir da qual os países europeus estavam proibidos de manter qualquer relação comercial com a Inglaterra. O objetivo desse bloqueio era arruinar a economia inglesa e expandir o domínio da França sobre a Europa. Essa imposição napoleónica teve consequências principalmente na América, pois as colónias aproveitaram o enfraquecimento das suas metrópoles para proclamar suas respetivas independências.

Quem foi Napoleão Bonaparte?
A Revolução Francesa prolongou-se por muitos anos. NAPOLEÃO BONAPARTE, herói no campo de batalha, surgiu como a solução para os problemas de França. Com um golpe de ESTADO, em 1799, tomou o poder, e cinco anos mais tarde, nomeou-se a si próprio imperador da França e dos Franceses. Tinha o desejo de transformar a França na maior potência mundial. Em 1810, já controlava a maior parte da Europa ocidental menos o REINO UNIDO.

O que pretendia Napoleão com o Bloqueio Continental?

Não se conseguiu ganhar o Reino Unido pelas armas, mas Napoleão procurou enfraquecer a sua economia, proibindo o acesso aos portos dos países europeus de todos os navios provenientes do Reino Unido.
Portugal, tendo em conta as relações comerciais e o acordo de amizade que mantinha com Inglaterra, não aderiu ao Bloqueio Continental.

Criação do Bloqueio Continental
O Bloqueio Continental foi criado através de um decreto assinado pelo imperador francês Napoleão Bonaparte, em 21 de novembro de 1806, por meio do qual ordenava que os portos europeus deveriam ser fechados para as embarcações inglesas. O objetivo principal de Napoleão era arruinar a economia da Inglaterra e possibilitar que a França expandisse seu mercado consumidor. Caso algum país desrespeitasse tal medida, haveria invasão de seu território pelas tropas francesas. Ao decretar o bloqueio, Napoleão esperava derrotar a Inglaterra, que no começo do século XIX era a única nação europeia capaz de impedir o avanço do imperador francês na Europa.

Fim do Bloqueio Continental
Em 1812, a Rússia rompeu o Bloqueio Continental, o que ocasionou a invasão das tropas francesas sobre o país. O combate entre França e Rússia foi desgastante.
Com o fim da Era Napoleónica, em 1813, o Bloqueio Continental foi extinto, o que possibilitou que os países europeus voltassem a comercializar com a Inglaterra.

Consequências do Bloqueio Continental
As consequências do Bloqueio Continental foram o fortalecimento do império da França na Europa, apesar da rivalidade com a Inglaterra, e o início do processo de independência das colónias portuguesa e espanhola na América. As metrópoles ibéricas enfraqueceram-se por conta da invasão das tropas da França. Isso fez com que os colonos participassem ativamente da emancipação das colónias.
Em Portugal, a consequência do Bloqueio Continental foi a vinda da família real portuguesa para o Brasil, em 1808, após a recusa de Portugal em aderir ao Bloqueio Continental. As ações de D. João VI em solo brasileiro, assim como a abertura dos portos às nações amigas e a elevação do Brasil à condição de Reino Unido, aceleraram o processo de independência brasileiro.

Resumo sobre o Bloqueio Continental

  • O Bloqueio Continental foi uma medida imposta por Napoleão Bonaparte, em 1806, proibindo os países europeus de manter relações comerciais com a Inglaterra.
  • Caso determinado país mantivesse associação com os ingleses, as tropas francesas invadiriam seu território.
  • O principal objetivo desse bloqueio era arruinar a economia inglesa.
  • Portugal não rompeu seus laços comerciais com os ingleses e teve seu reino invadido pelas tropas francesas, fazendo com que a família real fugisse para o Brasil.
  • A ocupação das tropas francesas na Espanha fez com que as colónias espanholas na América aproveitassem esse momento e proclamassem independência.

Trabalho realizado por: Rodrigo Merêncio nº21 6ºB

Professora: Laurentina Ferreira


Sem comentários:

Enviar um comentário