segunda-feira, 30 de maio de 2022

30 de maio: Dia da Santa Joana d'Arc

A data é comemorada no cristianismo, principalmente entre os católicos. Joana d'Arc é considerada a padroeira da França.
Para os católicos, Joana d'Arc foi uma camponesa de origem muito humilde, que viveu numa região rural de França, no século XV. No entanto, Joana ficou conhecida pelos grandiosos atos heroicos, durante a chamada "Guerra dos 100 anos", entre a França e Inglaterra.
Joana d'Arc foi capturada pelos ingleses, sendo injustamente julgada e condenada como herege e feiticeira. Joana foi morta queimada numa fogueira em praça pública, em 30 de maio de 1431, com apenas 19 anos de idade.
Em 1920, o papa Bento XV decretou Joana d'Arc como santa e padroeira da França.
Em França é feriado nacional.
Oração para Santa Joana d'Arc
"Ó Santa Joana D’Arc, vós que, cumprindo a vontade de Deus, de espada em punho, vos lançastes à luta, por Deus e pela Pátria, ajudai-me a perceber, no meu íntimo, as inspirações de Deus. Com o auxílio da vossa espada, fazei recuar os meus inimigos que atentam contra a minha fé e contra as pessoas mais pobres e desvalidas.
Santa Joana D’Arc, ajudai-me a vencer as dificuldades no lar, no emprego, no estudo e na vida diária. 
Ó Santa Joana D’Arc atende ao meu pedido (pedido). E que nada me obrigue a recuar, quando estou com a razão e a verdade, nem opressões, nem ameaças, nem processos, nem mesmo a fogueira.
Santa Joana D’Arc, iluminai-me, guiai-me, fortalecei-me, defendei-me. Amém!"

Sem comentários:

Enviar um comentário