sábado, 6 de maio de 2023

Visitações: Adolescência | Teatro Carlos Alberto | 6 + 7 maio

 

Visitações ganha nesta temporada um novo fôlego. Os Clubes de Teatro de seis escolas visitam textos produzidos no âmbito do projeto europeu Between Lands. Quatro teatros de Espanha, Bélgica, França e Portugal, imbuídos pela ideia do papel fundamental da cultura na defesa de uma visão comum do mundo, pediram a quatro autores dos respetivos países que escrevessem textos dramáticos sobre o tema da adolescência. Noventa e dois alunos de seis escolas da Área Metropolitana do Porto vão dar corpo e voz a O Grande Castigo, da autora belga Martha Balthazar, convidada pelo KVS – Bruxelas (Real Teatro Flamengo) a escrever sobre o tema da adolescência. Sob a coordenação artística do encenador Victor Hugo Pontes, artistas e Clubes de Teatro estão a trabalhar estes textos, a animá-los. Ao dar-lhes corpo e voz, descobrindo-lhes os pontos de contacto ou de fuga, Visitações: Adolescência constrói um espaço de reflexão, transmissão e partilha. Em maio, o Teatro Carlos Alberto oferecerá palco a este mosaico de sensibilidades e de matizes sobre uma etapa tão decisiva na vida de cada um.
O Teatro Nacional São João convida para assistir a Visitações: Adolescência, nos próximos dias 6 e 7 de maio, sábado e domingo, com sessões às 11:00 e às 15:00, no Teatro Carlos Alberto.  
Projeto do Centro Educativo do TNSJ, Visitações: Adolescência é a apresentação pública do trabalho dos Clubes de Teatro a partir de um dos textos produzidos no âmbito da rede europeia Between Lands. Noventa e dois alunos de seis escolas da Área Metropolitana do Porto vão dar corpo e voz a O Grande Castigo, da autora belga Martha Balthazar, convidada pelo KVS – Bruxelas (Real Teatro Flamengo) a escrever sobre o tema da adolescência. 

Escolas participantes 

Agrupamento de Escolas Clara de Resende 

Agrupamento de Escolas N.º 1 de Gondomar 

Escola Secundária de Águas Santas 

Escola Secundária Augusto Gomes   Escola Secundária Inês de Castro Escola Secundária de Paredes 

 

organização 

Teatro Nacional São João 
em parceria com 

Teatre Nacional de Catalunya (Espanha) 

La Comédie de Reims (França) 

KVS – Koninklijke Vlaamse Schouwburg (Bélgica) 

Emilia Romagna Teatro Fondazione (Itália) 

Sem comentários:

Enviar um comentário