sexta-feira, 20 de outubro de 2023

20 de outubro: Dia Mundial do Combate ao Bullying

A Direção-Geral da Educação (DGE) disponibiliza o manual Enable que reúne recursos, atividades de prevenção e de combate ao bullying e ao ciberbullying, dirigidos a estudantes, professores, encarregados de educação, entre outros intervenientes. 
Ler Aqui

Do conjunto de atividades, sugerem que realizem a dinâmica “E a seguir?” (a partir da página 37).

Sugestões de vídeos e filmes:

🍿 Dois Lobos, de François Vallaeys

Um vídeo que nos recorda que dentro de cada um de nós existe um lobo bom e um lobo mau e que ninguém é só luz ou sombra.

🎬 Sete minutos depois da meia-noiteJuan Antonio Bayona

“Sete Minutos Depois da Meia-Noite” conta a história de uma criança que se sente invisível. Connor tem uma vida cheia de problemas, como a mãe a lutar contra um cancro, um pai ausente e os colegas de escola não o deixam em paz. O seu único amigo é um monstro-árvore com quem se encontra todas as noites para contar e ouvir histórias.

🎞️ Coda - No ritmo do coraçãoSian Heder

Ruby, de 17 anos, é a única pessoa que ouve numa família de surdos e, por isso, é vista como alguém diferente na sua escola. É no coro escolar que descobre a sua grande paixão, mas quando o negócio de seus pais atravessa uma fase delicada, ela fica dividida entre seu amor pela música e suas obrigações.

📽️ As vantagens de ser invisívelStephen Chbosky

Charlie tem 15 anos, é tímido, introvertido e não tem qualquer amigo. Na Escola, olha à sua volta e sabe que não pertence a nenhum grupo. É apenas um miúdo sensível, com uma inteligência superior à média, dividido entre viver a vida ou fugir dela. Na dúvida, prefere ser invisível. Contudo, não vai manter-se assim durante muito tempo.

Sugestões de livros:

📗 Como ser um Leão

Leonardo é um leão que, ao contrário dos outros, não tem interesse em ser feroz e rugir alto, mas sim em conversar e ler com a sua melhor amiga, a pata Mariana. Juntos, irão enfrentar aqueles que acham a sua atitude e forma de agir inconcebível. Uma história onde a empatia, o género, os estereótipos sociais, a aceitação, a inclusão, o bullying, a coragem, a integridade e a amizade são temas presentes.

📙 Olha para os dois lados

Este livro aborda com humor e sensibilidade uma série de questões que afetam os adolescentes: bullying, insucesso escolar, doença, discriminação racial e de género, crise familiar e financeira… Depois de o ler, passamos a olhar com mais atenção e respeito para os dois lados de cada pessoa com quem nos cruzamos no nosso caminho.

📕 Eu Falo como um Rio

Jordan Scott escreveu Eu Falo como um Rio baseando-se em si próprio, uma criança com uma História comovente que se viu obrigado a lidar com a questão da gaguez e todas as suas implicações emocionais, terminando com um final de superação.

📘 Rapariga em Pedaços

Narrado na primeira pessoa, este romance é o retrato tocante de uma adolescente que passou por vários obstáculos marcantes na sua vida, e da sua viagem de autodescoberta e reconstrução. 

Bom trabalho e até breve!

Sem comentários:

Enviar um comentário