quinta-feira, 23 de maio de 2019

Cidadania e biblioteca escolar: decida o seu futuro

Eleições Europeias 2019 – Eu voto!
Desta vez eu voto - Decida o seu futuro: eleições Europeias 26 maio
Não há desenvolvimento sustentável (humanitário, ambiental, económico…) sem participação democrática de todos os cidadãos em todas as instâncias de poder. Os pequenos gestos do dia-a-dia, como acolher bem quem chega de fora (cosmopolitismo) ou protestar contra os hábitos e leis que favorecem o colapso climático (ativismo sociopolítico) são necessários, sem dúvida, mas não são suficientes para gerar a mudança que todos pretendemos.
Os problemas e oportunidades globais que no presente e, ainda mais no futuro, nos afetam exigem que se encontrem soluções justas e urgentes tomadas com base na cooperação e negociação entre países.
A União Europeia (UE) constitui o maior espaço de democracia do mundo (a par da Índia – Comissão Europeia, 2017) ao qual devemos o mais longo período de:
· Paz - os conflitos mais graves da Europa ocorreram fora da UE;
· Liberdades ou direitos humanos (ex. liberdade de circulação);
· Prosperidade - é na UE que se regista uma vida melhor, mais longa, saudável e feliz, bem como a melhor educação e a maior proteção económica e solidária relativamente às grandes empresas.

Fundada há 62 anos, a UE experimenta na atualidade sérias ameaças ao seu projeto, basta lembrarmo-nos do Brexit ou da ascensão dos nacionalismos e populismos. É por isso que cada um de nós tem o dever de participar nas eleições para o Parlamento Europeu (de 26 a 28 de maio) que, em Portugal, se realizam domingo, 26 de maio.


Nota:
Se não sabes onde votar envie uma SMS para 3838, escrevendo a mensagem RE número de identificação civil data de nascimento no formato AAAAMMDD.


Ler mais:
Eleições para o Parlamento Europeu 2019
. Eu e a EU - Euandi 2019 (Web) - Questionário para saber qual o partido político mais próximo das suas preferências
. Comissão Nacional de Eleições, Eleições para o Parlamento Europeu 2019 (Web)
. Eleições Europeias de 2019 – Como votar | Como funcionam as eleições (Web) 
. Citizens for Europe - VoteWatch Europe (Web)
. Parlamento Europeu - Eleições 2019 (Web)
Europa
. União Europeia – Europa EU (Web)
. Comissão Europeia ( Web)



No âmbito das eleições europeias de 26 de maio de 2019, a RBE publicou novos clips no sítio web Cidadania e biblioteca escolar | Pensar e intervir.

Sem comentários:

Enviar um comentário