domingo, 8 de setembro de 2019

8 de setembro_ Dia Internacional da Literacia

Desde 1967 que a UNESCO instituiu e celebra, a 8 de setembro, o Dia Internacional da Literacia.
Esta celebração serve para lembrar o mundo da importância da alfabetização como dignificação e um Direito do Homem, pretendendo-se alcançar uma sociedade mais literada e sustentável.

No atual contexto mundial o foco renova-se e centra-se na visão integrada dos desafios resultantes da globalização, digitalização e da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, procurando-se criar ligações entre literacia e aprendizagem ao longo da vida que contribuam para a melhoria da vida das pessoas através da aquisição de competências, técnicas e vocacionais, em políticas, práticas, sistemas e governação capazes de sustentar a integração de jovens e adultos numa sociedade mais equitativa e sustentável.

As celebrações relativas a este evento ocorrem anualmente em todo o mundo para lembrar a importância da literacia como uma questão de dignidade e direitos humanos, e para avançar na agenda de alfabetização rumo a uma sociedade mais letrada e sustentável.

Este ano, Ano dos Povos e das Culturas Indígenas, o tema é Literacia e Multilinguismo. A discussão incide nas implicações da adoção da diversidade e do multilinguismo para atingir uma maior inclusão e alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Declaração dos Direitos de Literacia dos Cidadãos Europeus, ELINET - Rede Europeia de Literacia, 2016
Todas as pessoas na Europa têm direito à literacia. Os Estados-Membros da UE devem assegurar que sejam facultados às pessoas de todas as idades, independentemente da sua classe social, religião, etnia, origem e género, os recursos e as oportunidades necessários para desenvolverem competências de literacia suficientes e sustentáveis por forma a compreenderem e utilizarem de modo eficaz a comunicação escrita, seja ela manual, impressa ou digital.
declaração publicada em março de 2016 pela Rede Europeia de Políticas de Literacia (ELINET), rede integrada no Programa Europeu de Aprendizagem ao Longo da Vida

Sem comentários:

Enviar um comentário