sexta-feira, 11 de outubro de 2019

11 de outubro: Dia de Nossa Senhora da Vandoma

Hoje é dia de Nossa Senhora da Vandoma, Padroeira da cidade do Porto
Hoje é o Dia da Padroeira da cidade do Porto, Nossa Senhora da Vandoma, que é desde agosto de 1981 a padroeira da cidade, com solenidade a 11 de outubro. A Senhora da Vandoma, de que existe uma bela imagem policromada, atribuída ao séc. XIV, na Sé do Porto, é um sinal da antiga devoção da cidade a Maria, mãe de Cristo, de que lhe valeu o título de Civitas Virginis. Desde o século XVI que a imagem de Nossa Senhora está representada nas armas da cidade, ladeada de duas torres.
Nossa Senhora da Vandoma tem origem na imagem da Virgem que se encontrava num nicho sobre a porta da muralha medieval que rodeava o cimo do Morro da Sé, ou da Penaventosa. Esta porta abria para a Rua Chã e para a estrada de Penafiel, passando junto a Vandoma (Paredes), antigo castro romanizado e castelo da Reconquista, provável origem do nome da antiga porta da muralha, nome que depois passou também a designar a imagem da Virgem a partir do séc. XIV.
http://www.porto.pt/noticias/hoje-e-dia-de-nossa-senhora-da-vandoma-padroeira-da-cidade-do-porto
NSVPPRPMPIPQEFCNEEdPCEPA
A devoção a Nossa Senhora da Vandoma e a história desta já datam desde o fim do século XX, quando os Cristãos tentavam reconquistar a Península Ibérica aos Mouros.
É uma crença popular a de que entre os milhares de soldados consagrados que vieram ao auxílio dos portugueses nesta cruzada havia uma armada oriunda da França. E desta armada fazia parte um bispo de Vendôme (França). Este trazia consigo uma réplica do santo padroeiro da sua terra natal, e após toda a batalha, destruição e o combate de espadas, esta réplica foi colocada por cima de uma das entradas para cidade, próxima da Catedral. Este foi um sinal de vitória, mas mais do que isso, um sinal de gratidão pelo fim da batalha.
A Réplica original da estátua que recebia e dava as boas-vindas aos estrangeiros que pela cidade passavam continua bem preservada dentro da Catedral. Uma imagem da Santa é ainda visível no Brasão da Cidade do Porto.
NSVRJDPIARDA


Sem comentários:

Enviar um comentário