quarta-feira, 5 de maio de 2021

5 de maio: Comemoração do Dia Internacional da Língua Portuguesa pelos alunos do CAFE de Maliana, em Timor - Leste

Dia Mundial da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP - 5 de maio

    O CAFE (Centro De Aprendizagem e Formação Escolar) é um projeto de cooperação entre os governos de Portugal e Timor-Leste para desenvolver o ensino em Língua portuguesa no currículo timorense e ajudar as crianças a pensar, a sentir e a falar em Português. O projeto tem escolas em 13 municípios de Timor-Leste, onde a língua portuguesa é muito acarinhada.
    A escola CAFE de Maliana fica no município de Bobonaro, na zona ocidental de Timor-Leste, na fronteira com a Indonésia.
    Nos CAFE o Dia Mundial da Língua Portuguesa é celebrado com muita alegria e muita vontade de falar, escrever e sentir o português. Em Maliana não é diferente e o vídeo que partilhamos convosco mostra o empenho dos alunos na preparação das comemorações desta data.
    De facto, o Dia Mundial da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP foi o mote para vários dias de celebração no CAFE de Maliana.
    Nos dias 3, 4 e 5 de maio, os alunos de todos os ciclos de ensino, inspirados em poemas de autores da lusofonia desenvolveram diversas atividades. No pré-escolar e 1.º Ciclo, os alunos leram e cantaram poemas e lengalengas em língua portuguesa, desenvolvendo atividades de expressão plástica, musical e multidisciplinar.
    Nos restantes ciclos, selecionaram versos de alguns dos poemas sugeridos de autores da CPLP, pintaram as bandeiras destes países, escreveram frases sobre a importância da língua portuguesa no mundo, ilustraram-nas e deixaram um pouco da sua cultura.
    No dia 5, todos os trabalhos realizados pelos vários ciclos de ensino foram expostos na biblioteca da escola de Holsa, um espaço de palavras e que se encheu de palavras e frases escolhidas pelos alunos.
O dia terminou com os alunos de todas as turmas a entoarem o Hino da Lusofonia, que podes escutar nesta apresentação. Este foi um dia festivo acerca de um idioma que une mais de 250 milhões de falantes em 4 continentes
    Deixamos aqui o repto aos professores e alunos da Escola Clara de Resende a celebrarem connosco o 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, partilhando com os nossos alunos uma mensagem sobre a cultura portuguesa.
 
Trabalhos realizados pelos alunos da Escola CAFE, Maliana, em Timor-Leste, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa, sob a orientação dos professores.

Professora Teresa Moreira
Timor-Leste
Parabéns pelo Excelente trabalho desenvolvido!

Sem comentários:

Enviar um comentário