quarta-feira, 9 de junho de 2021

Apresentação do Programa do Centenário de José Saramago

 

No dia 8 de junho teve lugar, no auditório da Fundação José Saramago (FJS), Casa dos Bicos (Lisboa), a apresentação do Programa do Centenário de José Saramago, bem como dos seus parceiros e logotipo.

A convite do Comissário para o Centenário, Carlos Reis, esteve presente na cerimónia a Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares, Dra. Manuela Silva.

As comemorações, iniciativa de que a RBE é parceira, decorrerão entre 16 de novembro de 2021 e 16 de novembro de 2022 e organizam-se em quatro eixos: Biografia, Leitura, Publicações e Reuniões Académicas.

As bibliotecas escolares participam no eixo da Leitura, através de programa centrado na presença de Saramago no currículo e que conta com a participação da Rede de Bibliotecas Escolares, Plano Nacional das Artes e Plano Nacional de Leitura:

“- Leitura Centenária (1): a 16 de novembro de 2021, 100 escolas do Ensino Básico promoverão a leitura, em simultâneo, d’ A Maior Flor do Mundo. (…)

Leitura Centenária (2): a 16 de novembro de 2022, 100 escolas do Ensino Secundário promoverão a leitura, em simultâneo, de páginas do Memorial do Convento e d’ O Ano da Morte de Ricardo Reis. (…)

- Contar por Imagens: a partir da leitura de textos de José Saramago, as escolas incentivarão representações artísticas em diferentes suportes e linguagens.”

Deste programa também faz parte Leituras DramatizadasO Ano da Morte de Ricardo Reis, do Teatro Nacional S. João e escolas associadas.

Porque a literatura intensifica a realidade, expondo problemas e abrindo perspetivas para um futuro mais justo e harmonioso, em que os direitos humanos não são um bem formal e individual, mas uma experiência coletiva que se reforça com o exercício quotidiano dos direitos de todos, a Carta dos Deveres e das Obrigações dos Seres Humanos, sugerida por Saramago num discurso de Estocolmo, constituirá nestas celebrações fonte incontornável de questionamento, reflexão e ação das bibliotecas escolares.

Consagrado internacionalmente através do Prémio Nobel da Literatura (1998), o Centenário de José Saramago é objeto de comemorações em Portugal e outros pontos do mundo, através de uma diversidade de atores e expressões intelectuais e artísticas que reforçam o valor da cultura na transformação da vida humana.

Referências:

Fundação José Saramago. (2021, 8 de junho). Apresentação do Programa do Centenário de José Saramagohttps://www.josesaramago.org/apresentacao-do-programa-do-centenario-de-jose-saramago/

Fonte: Fundação José Saramago

Sem comentários:

Enviar um comentário