domingo, 13 de agosto de 2023

13 de agosto: Dia Mundial do Canhoto

O Dia Mundial do Canhoto, 13 de agosto, é um dia de celebração de todos os canhotos existentes no mundo – cerca de 10% da população mundial.
O dia foi celebrado pela primeira vez a 13 de agosto de 1976, e apesar de ser comemorado anualmente nesta data desde então, só foi declarado oficialmente pelo clube britânico Left-Handers Day Club na década de 90.

O cérebro divide-se em dois hemisférios – direito e esquerdo – e cada um controla os movimentos da parte oposta do corpo. Assim, os gestos que se fazem com a mão esquerda são controlados pelo hemisfério direito, enquanto os movimentos do lado direito do corpo são controlados pelo hemisfério esquerdo. Uma vez que a maioria das pessoas é destra, o hemisfério que predomina é o esquerdo. No entanto, nos indivíduos canhotos é o hemisfério direito quem lidera.

São vários os estudos que indicam que os canhotos pensam mais rápido, quando praticam determinadas atividades, como conduzir, jogar no computador ou praticar desporto. Por usarem os dois hemisférios para processar linguagem, ao contrário dos destros em que predomina o esquerdo, várias pesquisas recentes revelam também que estes são mais imaginativos e mais capazes de resolver problemas do dia-a-dia.

Atualmente, constata-se que existem mais jovens canhotos do que idosos. Este dado está diretamente relacionado com o facto de, outrora, a discriminação para com esta minoria ter sido mais acentuada. As pessoas eram castigadas, através da utilização da “palmatória” nas escolas, por exemplo, até que alterassem o seu comportamento. 

Sem comentários:

Enviar um comentário