quinta-feira, 24 de agosto de 2023

24 de agosto: Dia de São Bartolomeu na Foz do Douro

by livraria Lello

A Romaria de São Bartolomeu na Foz do Doro, no Porto, remonta à tradição do século XIX, quando fiéis acreditavam que, a 24 de Agosto, São Bartolomeu encarnava nas águas e o Diabo andava à solta e procuravam proteção conta males de pele, gaguez ou efeitos demoníacos, mergulhando no mar em busca da sua proteção. A romaria trazia até à Foz um vasto número de crentes que procuravam o banho milagroso.
Nos anos 30 do século passado surge a tradição dos trajes de papel, trazida pelo antigo embarcadiço “Costa Padeiro” e associada à “Festa do Banheiro”. Já o primeiro Cortejo de Trajes de Papel em dia de São Bartolomeu realizou-se em 1952. A partir de 1963 é dado novo fôlego ao Cortejo por Joaquim Picarote, um “bairrista da Foz”.
Desde 1979/1980 a organização do Cortejo ficou a cargo da Junta de Freguesia e, após a união das freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde em 2013, estabeleceu a Junta o seu Atelier de São Bartolomeu.
Em ano de candidatura à UNESCO, o Cortejo de São Bartolomeu vai encher as ruas da Foz de cor e juntar mais de 500 figurinos com trajes de papel. Um espetáculo com mais de 150 anos de história, que termina com “banho santo” na Praia do Ourigo. O maior desfile de trajes de papel crepe do país está de volta para colorir a marginal da cidade do Porto, no dia 27 de agosto, domingo, entre as 09h00 e as 13h00. 
O cortejo, este ano marcado pela candidatura a Património Imaterial da UNESCO, conta com mais de 500 figurinos que vestem a pele de diferentes personagens e vão percorrer cerca de três quilómetros, terminando com o apelidado “banho santo” na Praia do Ourigo.

Sem comentários:

Enviar um comentário