terça-feira, 25 de julho de 2017

Caminho Português da costa Rumo a Santiago em 25 de julho, Dia de São Tiago

São Tiago Maior

Biografia de São Tiago
São Tiago foi um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo. Nasceu em Betsaida, filho de Zebedeu e de Salomé e irmão do apóstolo João, o Evangelista. 
É citado no Novo Testamento entre os três mais próximos apóstolos de Jesus, juntamente com os irmãos Pedro e André e seu irmão mais novo João.
São Tiago é também conhecido como São Tiago Maior para diferenciá-lo de Tiago Menor, que era de Nazaré, primo de Jesus e também apóstolo. Segundo o Novo Testamento, nasceu em Betsaida, na Galileia, por volta do ano 5. Filho de Zebedeu e de Salomé fazia parte de um grupo de pescadores, formado por seu pai, seu irmão João e também Pedro.
Foi um dos discípulos escolhidos pessoalmente por Jesus, que o convidou para divulgar as doutrinas do cristianismo, quando ele estava pescando às margens do lago de Genesaré. Seu irmão João, que lhe fazia companhia, também se apressou a seguir o mestre. Jesus lhes disse: “Farei de vós pescadores de homens”.
Tiago, juntamente com João e Pedro, passou a fazer parte dos discípulos privilegiados dentro da comunidade dos 12 apóstolos. Testemunhou diversos momentos singulares que aos outros discípulos não foram concedidos. Acompanhou o Mestre em momentos gloriosos e também em momentos dolorosos.
Tiago contemplou a Transfiguração de Cristo no Monte Tabor, em que “O seu rosto brilhou como Sol, e as suas roupas ficaram brancas como a luz” (Mt. 17: 1 – 9). Thiago também presenciou a agonia de Jesus no horto de Gatsêmani, quando, depois da última ceia ao ser preso pelos soldados, judeus e romanos, conduzidos por Judas, foi levado para a crucificação. Estava presente também quando Jesus devolveu milagrosamente a saúde à sogra de Pedro e quando Jesus ressuscitou a filha de Jairo. Testemunhou a terceira aparição de Cristo, após sua morte e ressurreição, nas margens do lago de Tiberíades.
Após a ascensão de Jesus, os discípulos iniciaram um trabalho de evangelização. Segundo a tradição, Tiago seria o primeiro a evangelizar a Espanha, tornando-se depois seu patrono. Esteve na Galizia em Compostela, e em Saragoça. Enquanto descansava às margens do rio Edro teve a visão de Maria que lhe apareceu sobre uma coluna de luz rodeada de anjos e pediu-lhe que erguesse uma Igreja exatamente no local onde estava. Ela pediu ainda, que Tiago e seus seguidores voltassem para Jerusalém depois de materializar seu pedido. Após edificar a igreja, que se transformaria mais tarde, na Basílica da Virgem do Pilar, Tiago voltou para Jerusalém.
A última citação de Tiago no texto bíblico é a do (Atos 12: 1-2) ocorrida por volta do ano 44 “Nesse tempo, o rei Herodes Agripa começou a perseguir alguns membros da Igreja, e mandou matar à espada Tiago, irmão de João”. Tiago é o único apóstolo que tem sua morte citada na Bíblia. Foi o primeiro discípulo mártir. Segundo uma tradição, antes de ser martirizado, São Tiago abraçou um carcereiro desejando-lhe “a Paz de Cristo”. Este gesto converteu o carcereiro que, assumindo a fé em Jesus, foi martirizado juntamente com o apóstolo.
Existe ainda outra tradição sobre os lugares em que São Tiago passou, levando a Boa Nova do Reino. Dentre estes lugares, a Espanha onde, a partir do Século IX, teve início a devoção a São Tiago de Compostela.
De acordo com a tradição católica, o seu corpo foi sepultado em Jerusalém e depois transferido por seus discípulos para a Galiza. Os seus restos mortais são venerados na Catedral de Santiago de Compostela, que se tornou uma importante rota de peregrinação. 
São Tiago é festejado no dia 25 de julho nas igrejas católica e Luterana.
São Tiago Maior, rogai por nós!


Sem comentários:

Enviar um comentário