segunda-feira, 28 de agosto de 2017

28 de agosto Dia de Santo Agostinho

Santo Agostinho (354-430), filho de Santa Mónica,  foi um filósofo, escritor, bispo e teólogo cristão africano, responsável pela elaboração do pensamento cristão. Deixou uma obra literária gigantesca: foram 113 trabalhos, 224 cartas e mais de quinhentos sermões.
Santo Agostinho nasceu em Tagate, pequena cidade da Numídia, atual Argélia, na África. Foi educado em Cartago, grande centro de paganismo e a maior cidade do Ocidente latino, depois de Roma. De volta à cidade natal abre uma escola particular, onde ensinou gramática e retórica durante treze anos.
De espírito crítico e inquieto, abandonou o cristianismo e adotou o maniqueísmo, pretendendo seguir a força única da razão. Durante doze anos foi seguidor de Mani, profeta persa que pregava uma doutrina na qual se misturava Evangelho, ocultismo e astrologia.
Em 386, sob a influência de Ambrósio, bispo de Milão, Agostinho é convertido ao cristianismo. O resultado de sua conversão é o livro “Confissões”, onde revela os recantos de sua alma e os caminhos da fé em meio às angústias do mundo. Outra obra de grande destaque é “Cidade de Deus”, onde discute a questão da metafísica do pecado original contido na Bíblia.
Durante quarenta anos, desde que reencontrou a fé, Agostinho teve sua vida sobrecarregada. Primeiro constrói seu mosteiro. Torna-se depois sacerdote e bispo, encarregado inclusive de distribuir justiça em nome do império. É dele a frase: Compreender para crer, crer para compreender.
Santo Agostinho faleceu em Hipona, província romana na África, no dia 28 de agosto de 430. Foi canonizado por aclamação popular e reconhecido como Doutor da Igreja, em 1292, pelo papa Bonifácio VIII.

Frases e Pensamentos de Santo Agostinho:

"Se dois amigos pedirem para você julgar uma disputa, não aceite, pois você irá perder um amigo. Porém, se dois estranhos pedirem a mesma coisa, aceite, pois você irá ganhar um amigo."

 "Milagres não são contrários à natureza, mas apenas contrários ao que entendemos sobre a natureza."

"Certamente estamos na mesma categoria das bestas; toda ação da vida animal diz respeito a buscar o prazer e evitar a dor."

 "Se você acredita no que lhe agrada nos evangelhos e rejeita o que não gosta, não é nos evangelhos que você crê, mas em você."

 "Ter fé é acreditar nas coisas que você não vê; a recompensa por essa fé é ver aquilo em que você acredita."

 "A pessoa que tem caridade no coração tem sempre qualquer coisa para dar."

 "A confissão das más ações é o passo inicial para a prática de boas ações."

 "A verdadeira medida do amor é não ter medida."

 "Orgulho não é grandeza, mas inchaço. E o que está inchado parece grande, mas não é sadio."

Sem comentários:

Enviar um comentário