terça-feira, 27 de novembro de 2018

Entrega Prémios “Escola Amiga da Criança”

Decorreu hoje, 27 de novembro, nas instalações da FECAP Porto, a entrega de prémios, a nível concelhio, da 1ª edição do concurso «Escola Amiga da Criança».
Este concurso promovido pela Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP), com o apoio da LeYa Educação e o apadrinhamento do psicólogo Eduardo Sá, visa, nas palavras dos seus promotores, “distinguir Escolas Amigas da Criança, que concebem e concretizam ideias extraordinárias, contribuindo para um desenvolvimento mais feliz da criança no espaço escolar”, ideias “que permitem um olhar renovado para áreas fundamentais do desenvolvimento pessoal e social de todos os alunos – um olhar renovado para a educação que abraça toda a comunidade escolar.”
Para quem esteve na cerimónia de ontem e ouviu a Drª Otília Oliveira, diretora da Direção Municipal de Educação e o Drº Jorge Ascenção, presidente do Conselho Executivo da CONFAP, percebeu que a escola é, ou deverá ser, muito mais do que um lugar onde se ouve sentado e calado os conteúdos que os senhores professores/as têm para ensinar. É, ou deverá ser, um local onde se ensinam conhecimentos técnicos e científicos mas também e não menos importante, onde se ensina a questionar, a ser interventivo, a ser solidário, enfim, um local onde se habilitam cidadãos e cidadãs, conhecedores dos seus direitos e deveres.
A escola Clara de Resende apresentou três candidaturas, ganhou três certificados e trouxe para casa o selo (placa em acrílico) de “Escola Amida da Criança, 2018”.
A diretora, professora Rosário Queirós, apresentou a atividade “Pais na Escola”, a professora Isabel Pereira apresentou o jornal “DeClara” e o projeto “Formas e figuras- Histórias que se podem contar...”
Enquanto elementos da anterior equipa da Associação de Pais, sentimo-nos muito orgulhosos. Por um lado, porque um dos projetos, o DeClara, teve o nosso esforço e envolvimento constante, por outro, porque foi através da nossa intervenção e persistência, que as candidaturas foram apresentadas.
Numa escola onde o objetivo de muitos é “o lugar no ranking”, foi muito importante perceber que há outros valores envolvidos e que esses foram premiados.

A equipa cessante da APECR,
António, Dolores, Elisa, Fátima, Gabriel, Helena, José Luís, Manuela, Nuno, Teresa e Sónia.

Sem comentários:

Enviar um comentário