sábado, 4 de janeiro de 2020

A 4 de janeiro de 1809 nasce Louis Braille

A 4 de janeiro de 1809, nasce, em Coupvray, Louis Braille, criador do sistema de leitura para invisuais adotado em quase todo o mundo
Quando Braille tinha três anos de idade, estava a brincar na oficina do pai e, sem querer, furou um dos vistas com uma das ferramentas, sofrendo uma infeção que se propagou ao outro olho, ficando completamente cego.
Por essa altura, o único sistema que permitia aos invisuais ler consistia em arrastar o dedo ao longo de letras em relevo, o que era dolorosamente lento.
Em 1821, Louis teve conhecimento de um sistema de escrita noturna desenvolvido por Charles Barbier para militares, usando pontos em relevo. Esse sistema foi considerado muito complexo para os militares mas muito útil para os cegos. Era, no entanto, muito complexo porque usava uma matriz de 6x6 pontos para representar letras e fonemas, não permitindo ao invisual senti-la de uma só vez com a ponta do dedo, sendo necessário movê-lo.
Braille começou a procurar uma maneira de simplificar este sistema. Em 1825, prestes a fazer dezasseis anos, inventou um código original que consistia em seis pontos dispostos em duas fileiras paralelas, representando cada conjunto de linhas uma letra, o que era mais simples do que o sistema de Barbier, e ainda mais versátil, permitindo até 64 variações, o suficiente para todas as letras do alfabeto e pontuação.
Braille passou a ensinar a alunos invisuais o seu método mas só após a sua morte, ocorrida a 6 de janeiro de 1852, obteve uma plena consagração.
Até final do século XIX, o braille foi adotado em quase todo o mundo, com exceção dos EUA, que só o fez em 1916.
Faleceu a 6 de janeiro de 1852.

Sem comentários:

Enviar um comentário