sábado, 27 de fevereiro de 2021

Um livro por semana: Um livro para zarpar para as estrelas

 

“É possível que andem pela nossa galáxia naves de outros planetas a enfrentar destemidamente o espaço cósmico. Quando as imagino, não se parecem nada com as naves espaciais dos nossos filmes. Nas minhas fantasias são mais … biológicas. Não algo construído recentemente em resultado de uma necessidade urgente, mas, pelo contrário, o resultado evolutivo de uma longa tradição de navegação no espaço. Talvez se desbloquem de estrela em estrela em missões de reconhecimento, em busca de mundos onde a vida esteja enraizada, para observar mais de perto propriedades emergentes de seres vivos que nem eles consigam prever.
(…) Olhemos em volta para a beleza do nosso planeta. Um dia, tudo o que vemos se vai render aos ciclos inexoráveis do nascimento, da destruição e do renascimento determinados pelas leis da Natureza. O Universo desenvolve coisas belas e depois esmaga-as para fazer outras com pedaços das anteriores. As estrelas de neutrões colidem, e depois espalham ouro pelo cosmos. Qualquer espécie que queira sobreviver por um período longo em qualquer mundo possível tem de aprender a deslocar-se entre planetas e por fim entre estrelas. “

in Cosmos: Mundos Possíveis (2020), Editora Gradiva

COSMOS: MUNDOS POSSÍVEIS – trailer

“Este livro impressionante, baseado na série televisiva Cosmos: Mundos Possíveis, da Fox e da National Geographic, mostra a notável capacidade de Ann Druyan de tornar as ideias cientificas compreensíveis e inspiradoras. Nestas páginas vívidas, aprendemos como a ciência e a civilização cresceram juntas e como iluminam o caminho para o nosso futuro. Do surgimento da vida na Terra, há cerca de quatro mil milhões de anos, a um futuro no qual naves interestelares multigeracionais navegam para outras partes da galáxia, visitando mundos ainda desconhecidos, Druyan explora onde estivemos e para onde vamos. Aqui encontra-se a história das ideias que moldam o futuro da ciência, com figuras conhecidas como Galileu e Drawin ao lado de heróis esquecidos como a astrónoma Caroline Herschel, o botânico Nikolai Vavilov e o engenheiro Yuri Kondratyuk. Mais emocionante é a visão redentora de Druyan do mundo possível que ainda podemos ter na Terra.
Usando fotografias e ilustrações memoráveis, Druyan narra a história do nosso Universo, desde o big bang, passando pela transformação da matéria em vida, pela transformaçao da matéria em vida, pela qual o cosmos se conhece. Relata descobertas importantes em toda a Galáxia, das missões Voyage em que ela e Carl Sagan, seu marido, participaram, até missões recentes, como a Cassini-Huygens, que forneceram novas ideias sobre Saturno e as suas luas.
Carl Sagan lembrou-nos que o nosso planeta é um ponto azul-claro num imenso universo de possibilidades. Agora, esta sequela deslumbrante recria este mundo que é um tesouro, habitado por uma forma de vida que começa a estar consciente das outras formas de consciência neste planeta, enquanto se aventura no vasto oceano do espaço.”

Outros livros de Ann Druyan e Carl Sagan





Sem comentários:

Enviar um comentário