quarta-feira, 15 de setembro de 2021

15 de setembro: Dia Internacional da Democracia

Por ocasião do Dia Internacional da Democracia, celebrado a 15 de setembro, a UNICEF Portugal lançou a iniciativa Tenho Voto na Matéria.

As crianças não votam nas próximas eleições autárquicas, de 26 de setembro, mas têm algo a dizer sobre as suas comunidades. Tenho Voto na Matéria pretende mobilizar a sociedade para a relevância de as crianças serem envolvidas nos assuntos que lhes dizem respeito e de as suas opiniões e ideias contribuírem para o desenvolvimento das suas comunidades.

Convidamos, assim, a conhecerem o projeto e a divulgarem o inquérito junto das crianças e dos jovens (até aos 18 anos), para que consigamos saber o que pensam e sugerem para as suas comunidades. O inquérito estará disponível até 26 de setembro.

Para além do inquérito, desafiamos também as escolas e outras instituições a organizarem uma aula ou sessão de discussão, seguindo o Guia de apoio que a UNICEF Portugal produziu para o efeito, até, preferencialmente, ao dia 26 de setembro. Estas sessões permitirão explorar e recolher sugestões e opiniões das crianças sobre os seus municípios e assim, complementar os dados do inquérito. Numa aula de Cidadania e Desenvolvimento ou noutra disciplina/momento, esta pode ser uma oportunidade para aprofundar os temas da democracia, eleições ou cidadania.

Os resultados da consulta serão compilados num Relatório Final, que será divulgado junto de decisores políticos e da sociedade em geral no sentido de apelar a um compromisso político e social, de longo prazo, para com os direitos da criança.

Sem comentários:

Enviar um comentário