terça-feira, 4 de outubro de 2022

Dia de São Francisco de Assis e Dia Mundial do animal

O Dia de São Francisco de Assis é festejado a 4 de outubro. São Francisco é o fundador da Ordem dos Franciscanos e o padroeiro dos animais.


Nascido a 5 de julho de 1182, em Assis, e falecido a 3 de outubro de 1226, em Assis, Giovanni di Pietro di Bernardone, mundialmente conhecido como São Francisco de Assis, foi um frade católico italiano.
Filho de um comerciante e nascido no seio da burguesia de Assis, recebeu o nome de Giovanni em referência a São João Batista.
De jovem indisciplinado, rico e vaidoso, São Francisco de Assis passou a pobre, humilde, missionário, santo e exemplo inspirador. A história de São Francisco de Assis diz-nos que o santo partiu para a guerra como cavaleiro, com o desejo de ser herói, mas foi capturado e adoeceu.
Incentivado por uma visão, que o incitou a voltar à terra natal, Francisco terá sido tocado pela presença divina no seu regresso, começando a romper com a vida antiga e preocupar-se com os necessitados. 

Oração de São Francisco de Assis
"Senhor,
Fazei de mim um instrumento de vossa Paz!
Onde houver Ódio, que eu leve o Amor,
Onde houver Ofensa, que eu leve o Perdão.
Onde houver Discórdia, que eu leve a União.
Onde houver Dúvida, que eu leve a Fé.
Onde houver Erro, que eu leve a Verdade.
Onde houver Desespero, que eu leve a Esperança.
Onde houver Tristeza, que eu leve a Alegria.
Onde houver Trevas, que eu leve a Luz!
Ó Mestre,
fazei que eu procure mais:
Consolar, que ser consolado;
Compreender, que ser compreendido;
Amar, que ser amado.
Pois é dando, que se recebe.
Perdoando, que se é perdoado e
É morrendo, que se vive para a vida eterna!"

ASSIM SEJA!

Sem comentários:

Enviar um comentário