quinta-feira, 6 de outubro de 2022

Prémio Nobel da Medicina 2022

A Assembleia Nobel do Instituto Karolinska atribuiu o Prémio Nobel de Fisiologia ou Medicina 2022 a Svante Pääbo “pelas suas descobertas sobre os genomas dos hominídeos extintos e a evolução humana". 
A humanidade sempre se questionou sobre as suas origens. De onde viemos e como somos parentes daqueles que vieram antes de nós? O que nos torna, Homo Sapiens, diferentes dos outros hominídeos?
Através de sua pesquisa pioneira, Svante Pääbo conseguiu algo aparentemente impossível: sequenciar o genoma do Neanderthal, um parente extinto dos humanos atuais. Descobriu também um homininin antes desconhecido, Denisova. Pääbo também descobriu que a transferência de genes tinha ocorrido destes hominídeos agora extintos para Homo sapiens após a migração para fora da África, há cerca de 70.000 anos. Este antigo fluxo de genes para os seres humanos atuais tem relevância fisiológica hoje, por exemplo, afetando a forma como o nosso sistema imunitário reage às infeções.
A pesquisa seminal de Pääbo deu origem a uma disciplina científica totalmente nova: a paleogenomia. Ao revelar diferenças genéticas que distinguem todos os seres humanos vivos dos hominídeos extintos, as suas descobertas fornecem a base para explorar o que nos torna exclusivamente humanos.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário